Programação sem Sobrecarga: Otimizando o Ensino através da Teoria da Carga Cognitiva
Resumo
Este minicurso apresenta uma abordagem fundamentada na Teoria da Carga Cognitiva (TCC) para otimização do processo de ensino e aprendizagem de programação de computadores, área frequentemente associada a altas taxas de evasão. Estruturado em quatro momentos que integram teoria e prática, destina-se a docentes que atuam no ensino de programação em diferentes níveis educacionais. A proposta integra aspectos teóricos da TCC e sua aplicação prática no ensino de programação, oferecendo diretrizes baseadas em evidências e estratégias práticas para o gerenciamento efetivo da carga cognitiva durante o desenvolvimento dos conteúdos de programação.Referências
GIRAFFA, Lucia Maria Martins, e Michael da Costa MORA. (2016). “Evasão na disciplina de algoritmo e programação: um estudo a partir dos fatores intervenientes na perspectiva do aluno”. em Congresos CLABES.
Simon, Andrew Luxton-Reilly, Vangel V. Ajanovski, Eric Fouh, Christabel Gonsalvez, Juho Leinonen, Jack Parkinson, Matthew Poole, e Neena Thota. (2019). “Pass Rates in Introductory Programming and in other STEM Disciplines”. P. 53–71 em Proceedings of the Working Group Reports on Innovation and Technology in Computer Science Education. ACM.
Sweller, John. (1988). “Cognitive load during problem solving: Effects on learning”. Cognitive Science 12(2):257–85. DOI: 10.1016/0364-0213(88)90023-7.
Sweller, John, Jeroen J. G. van Merriënboer, e Fred Paas. (2019). “Cognitive Architecture and Instructional Design: 20 Years Later”. Educational Psychology Review 31(2):261–92. DOI: 10.1007/s10648-019-09465-5.
Vihavainen, Arto, Jonne Airaksinen, e Christopher Watson. (2014). “A systematic review of approaches for teaching introductory programming and their influence on success”. P. 19–26 em Proceedings of the tenth annual conference on International computing education research - ICER ’14. ACM Press.
Watson, Christopher, e Frederick W. B. Li. (2014). “Failure rates in introductory programming revisited”. P. 39–44 em Proceedings of the 2014 conference on Innovation & technology in computer science education - ITiCSE ’14. ACM Press.
Simon, Andrew Luxton-Reilly, Vangel V. Ajanovski, Eric Fouh, Christabel Gonsalvez, Juho Leinonen, Jack Parkinson, Matthew Poole, e Neena Thota. (2019). “Pass Rates in Introductory Programming and in other STEM Disciplines”. P. 53–71 em Proceedings of the Working Group Reports on Innovation and Technology in Computer Science Education. ACM.
Sweller, John. (1988). “Cognitive load during problem solving: Effects on learning”. Cognitive Science 12(2):257–85. DOI: 10.1016/0364-0213(88)90023-7.
Sweller, John, Jeroen J. G. van Merriënboer, e Fred Paas. (2019). “Cognitive Architecture and Instructional Design: 20 Years Later”. Educational Psychology Review 31(2):261–92. DOI: 10.1007/s10648-019-09465-5.
Vihavainen, Arto, Jonne Airaksinen, e Christopher Watson. (2014). “A systematic review of approaches for teaching introductory programming and their influence on success”. P. 19–26 em Proceedings of the tenth annual conference on International computing education research - ICER ’14. ACM Press.
Watson, Christopher, e Frederick W. B. Li. (2014). “Failure rates in introductory programming revisited”. P. 39–44 em Proceedings of the 2014 conference on Innovation & technology in computer science education - ITiCSE ’14. ACM Press.
Publicado
07/04/2025
Como Citar
BERSSANETTE, João Henrique.
Programação sem Sobrecarga: Otimizando o Ensino através da Teoria da Carga Cognitiva. In: PROPOSTAS DE MINICURSOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 5. , 2025, Juiz de Fora/MG.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 120-124.
ISSN 3086-0741.
DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2025.6308.
