Arquitetura para Modelagem de Estudante com Recursos de Interação por meio de ChatBots

  • Tiago Cherchiglia IFSULDEMINAS
  • Vinícius Alves Silva IFSULDEMINAS
  • Hiran Ferreira IFSULDEMINAS

Resumo


Com o avanço nas técnicas de Inteligência Artificial aplicadas à análise e interpretação do comportamento humano, está, cada vez mais simples, aplicar tais recursos para melhorar a realização de tarefas do cotidiano das pessoas. Quando empregadas a ambiente educacionais, essas técnicas têm trazido melhoria do processo ensino/aprendizado. Neste sentido, este trabalho propõe a definição de uma arquitetura para integração de Chatbots a Ambientes Educacionais. Além de melhorar o processo de interação entre ambiente, professores e estudantes, a arquitetura proposta busca integrar recursos de modelagem de estudante neste processo comunicacional.

Palavras-chave: chatbots, ambientes educacionais, arquitetura, modelagem

Referências

Brusilovsky, P. (2001). Adaptive hypermedia, user modeling and user-adapted. Interaction Journal, 11(1-2):87–110

Durlach, P. J. and Lesgold, A. M. (2012). Adaptive technologies for training and education. Cambridge University Press.

Ferreira, H. N. M., Araujo, R. D., Dorc¸a, F. A., and Cattelan, R. G. (2017). Open student ´ modeling for academic performance visualization in ubiquitous learning environments. In 2017 IEEE Inter. Conf. on Systems, Man, and Cybernetics (SMC), pages 641–646.

Gomes, R. S., Barbosa, D. N. F., and Geyer, C. F. R. (2005). Lassalinho: um agente pedagogico animado em um ambiente multiagente paraeducação a disância. ˆ RENOTE: Revista Novas Tecnologias na Educacão

Greiff, S., Niepel, C., Scherer, R., and Martin, R. (2016). Understanding students’ performance in a computer-based assessment of complex problem solving: An analysis of behavioral data from computer-generated log files. Comp. in Human Beh., 61:36–46.

Kuyven, N. L., Antunes, C. A., de Barros Vanzin, V. J., da Silva, J. L. T., Krassmann, A. L., and Tarouco, L. M. R. (2018). Chatbots na educac¸ao: uma revisão sistemática da literatura. RENOTE: Revista Novas Tecnologias na Educaçãa, 16(1).

Leonhardt, M. D., Neisse, R., and Tarouco, L. M. R. (2003). Meara: um chatterbot tematico para uso em ambiente educacional. In Simposio Brasileiro de Informáticana educação - SBIE , volume 1, pages 81–88.

Motta, L. C. P. (2019). Chatbot para o moodle. RAAM-Revista Academica Alcides Maya ˆ , 1(2):17–27.

Nguyen, Q., Rienties, B., Toetenel, L., Ferguson, R., and Whitelock, D. (2017). Examining the designs of computer-based assessment and its impact on student engagement, satisfaction, and pass rates. Computers in Human Behavior, 76:703–714.

Weizenbaum, J. (1966). Eliza—a computer program for the study of natural language communication between man and machine. Communications of the ACM, 9(1):36–45
Publicado
30/06/2020
Como Citar

Selecione um Formato
CHERCHIGLIA, Tiago; SILVA, Vinícius Alves; FERREIRA, Hiran. Arquitetura para Modelagem de Estudante com Recursos de Interação por meio de ChatBots. In: ENCONTRO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS (ENCOMPIF), 7. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 1-4. ISSN 2763-8766. DOI: https://doi.org/10.5753/encompif.2020.11058.