Compreendendo a Lei da Inércia e os Fenômenos de Refração e Reflexão com Uso de Robótica Educacional
Resumo
Os alunos do ensino médio relatam dificuldades para compreender diversos conceitos físicos. Este artigo investigou o uso do pensamento computacional e robótica educacional com objetivo de auxiliar os alunos no processo de ensino-aprendizagem, despertar e melhorar o raciocínio lógico na resolução de problemas, e tornar mais ativa a interação do aluno na sala de aula. Utilizando placa de Arduino, sensores e programação em blocos foram desenvolvidos protótipos práticos que explicam a 1ª Lei de Newton e os conceitos de refração e reflexão, possibilitando a compreensão na prática dos fenômenos físicos. Os resultados deste estudo são dispenser para álcool e robô móvel, que são utilizados para detalhar os conceitos estudados.
Palavras-chave:
Robótica Educacional, Resolução de problemas, Pensamento Computacional
Referências
Araújo, F. G. e Killner, G., I. (2019). “A Física Contemporânea no Ensino Médio: Uma proposta utilizando o conceito de refração negativa”. In Revista Vivências em Ensino de Ciências, p. 146.
Kalil, F.; Hernandez, H.; Antunez, M. F.; Oliveira, K.; Ferronato, N.; Santos, M. R. (2013). “Promovendo a robótica educacional para estudantes do ensino médio público do Brasil”. In Nuevas Ideas en Informática Educativa, p. 739-742.
Lima, J. R. T. e Ferreira, H. S. (2015). “Uma Revisão das Produções Científicas Nacionais sobre o uso da Robótica no Ensino da Física”. In Anais do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Águas de Lindóia-SP, p. 1-8.
Setlik, J. e Higa, I. (2019). “Contribuições e dificuldades de práticas de leitura e escrita para ensinar e aprender física no ensino médio: reflexões à luz da cultura escolar”. In Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, p. 449-482.
Zanetti, H. e Oliveira, C. (2015). “Práticas de ensino de Programação de Computadores com Robótica Pedagógica e aplicação de Pensamento Computacional”. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, p. 1236.
Zoppo, B. M. (2016). “O uso do Scratch no ensino da matemática”. In Anais do XX Encontro Brasileiro do Estudante de Pós-Graduação em Educação Matemática – EBRAPEM, Curitiba, PR.
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Zoppo, B. M. (2016). “O uso do Scratch no ensino da matemática”. In Anais do XX Encontro Brasileiro do Estudante de Pós-Graduação em Educação Matemática – EBRAPEM, Curitiba, PR.
Publicado
31/07/2022
Como Citar
MARTINS, Egina Lima; VIDAL-FILHO, Jarbas Nunes.
Compreendendo a Lei da Inércia e os Fenômenos de Refração e Reflexão com Uso de Robótica Educacional. In: ENCONTRO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS (ENCOMPIF), 9. , 2022, Niterói.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2022
.
p. 1-4.
ISSN 2763-8766.
DOI: https://doi.org/10.5753/encompif.2022.222586.