Uma Investigação Sobre os Fatores de Ingresso e Evasão de Alunos dos Cursos Técnicos da Área de Informática

  • Maelly K. V. de Sousa IFPB
  • Danyllo W. Albuquerque IFPB
  • Raquel B. Leal IFPB
  • Mirna C. O. Maia IFPB

Resumo


A evasão é um fenômeno que ocorre quando um aluno abandona um curso antes de sua conclusão, representando uma perda social, de recursos e de tempo. Identificar e analisar os fatores que conduzem à evasão nos cursos técnicos é de extrema importância. Este trabalho visa investigar os fatores que influenciam a evasão de alunos dos cursos técnicos de informática do IFPB-CG. Para isso, um questionário foi elaborado com o objetivo de conhecer o perfil dos alunos e as razões que os levaram a evadir. Obteve-se 37 respostas com base nos mais de 150 alunos evadidos entre os anos de 2011 e 2021. Os resultados confirmam que a evasão está relacionada a uma grande variedade de fatores associados ao aluno, ao curso bem como a Instituição de Ensino.
Palavras-chave: Evasão, Alunos, Cursos Técnicos, Estudo Experimental, Questionário

Referências

Albuquerque, D. (2022). Evasão dos alunos de cursos técnicos. Material Suplementar. Disponível online. https://doi.org/10.6084/m9.figshare.19419302.v1.

Carvalho, L., Santos, A., Nakamura, F., and Oliveira, E. (2019). Detecção precoce de evasão em cursos de graduação presencial em computação: um estudo preliminar. In Anais do XXVII Workshop sobre Educaçao em Computaçao, pages 233–243. SBC.

Cravo, A. C. (2012). Análise das causas da evasão escolar do curso técnico de informática em uma faculdade de tecnologia de florianópolis. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, 5(2):238–250.

Da Silva, C. R., Pimentel, B. R., and Finardi, K. R. (2014). Refletindo sobre a evasão em um curso técnico do pronatec. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, 15(3).

Gaioso, N. P. L. (2006). O fenômeno da evasão escolar na educação superior no brasil. brasília, 2005. Projeto Permanência e ˆExito do educando no CEFET/SC.

Hoed, R. M. (2016). Análise da evasão em cursos superiores: o caso da evasão em cursos superiores da área de computação.

Manhães, L. M. B., Da Cruz, S. M. S., Costa, R. J. M., Zavaleta, J., and Zimbrão, G. (2012). Previsão de estudantes com risco de evasão utilizando técnicas de mineração de dados. In Brazilian symposium on computers in education (simpósio brasileiro de informática na educação-sbie), volume 1.

Marques, L. T., Marques, B. T., Silva, C. A. M., Rocha, R. S., Silva, J. C. P., Chaves, L., Queiroz, P. G. G., de Castro, A. F., et al. (2020). A evasão escolar no ensino superior: Um estudo de caso do curso de ciência da computação da ufersa. Brazilian Journal of Development, 6(12):103334–103350.

Rigo, S. J., Cazella, S. C., and Cambruzzi, W. (2012). Minerando dados educacionais com foco na evasão escolar: oportunidades, desafios e necessidades. In Anais do Workshop de Desafios da Computação Aplicada à Educação, pages 168–177.

Rodrigues, F. S. (2013). Estudo sobre a evasão no curso de ciência da computação da ufrgs.

Saraiva, D., Pereira, S., Gallindo, E., Braga, R., and Oliveira, C. (2019). Uma proposta para predição de risco de evasão de estudantes em um curso técnico em informática. In Anais do XXVII Workshop sobre Educação em Computação, pages 319–333. SBC.

Vasconcelos, V. and Andrade, E. (2018). Análise da evasão de alunos na licenciatura em computação. In Anais do XXVI Workshop sobre Educação em Computação. SBC.
Publicado
31/07/2022
SOUSA, Maelly K. V. de; ALBUQUERQUE, Danyllo W.; LEAL, Raquel B.; MAIA, Mirna C. O.. Uma Investigação Sobre os Fatores de Ingresso e Evasão de Alunos dos Cursos Técnicos da Área de Informática. In: ENCONTRO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS (ENCOMPIF), 9. , 2022, Niterói. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 5-8. ISSN 2763-8766. DOI: https://doi.org/10.5753/encompif.2022.222933.