O Impacto da Pandemia e Desafios Enfrentados Pelos Discentes
Resumo
A pandemia ocasionada em virtude da COVID-19 proporcionou mudanças abruptas nas mais diversas esferas sociais, incluindo a educação. O objetivo deste trabalho é analisar impactos da pandemia sob a ótica dos discentes em diferentes aspectos. Para isso, conduzimos um survey com alunos de diversos cursos do IFPB-CG por meio de um formulário eletrônico. Mediante análise de 303 respostas válidas, conclui-se que os discentes foram impactados pela pandemia em termos de processo de ensino-aprendizagem e aspectos relacionados à saúde física e mental. Identificar e refletir criticamente sobre essas questões é fundamental para contribuir nas estratégias adotadas durante a pandemia, bem como pós-pandemia.
Referências
Assunção-Luiz, A. V., Pitta, N. C., Cintra, Á. S., Corsi, C. A. C., Queiroz, A. A. F. L. N., and Fernandes, A. P. M. (2021). Impacto da covid-19 em alunos de pós-graduação. Olhares & Trilhas, 23(2):538–554.
Bezerra, F., Sousa, M., Santos, N., and Araújo, J. (2020). Impactos da covid-19 na educação de paulista-pb: Uma influência às mídias digitais. Master’s thesis.
Carmona, R. T. (2020). O impacto da pandemia provocado pelo coronavírus no cenário educacional brasileiro. Cadernos de Direito, 19(36):27–37.
de Oliveira, H. d. V. and de Souza, F. S. (2020). Do conteúdo programático ao sistema de avaliação: reflexões educacionais em tempos de pandemia (covid-19). Boletim de Conjuntura (BOCA), 2(5):15–24.
Fernandes, A. C. (2021). O ensino remoto emergencial no contexto de pandemia da covid-19: Relatos de uma experiência desafiadora e exitosa numa turma de licenciatura em química do ifrn. Research, Society and Development, 10(5):e4310514670–e4310514670.
Hodges, C. B., Moore, S., Lockee, B. B., Trust, T., and Bond, M. A. (2020). The difference between emergency remote teaching and online learning.
Maia, B. R. and Dias, P. C. (2020). Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: o impacto da covid-19. Estudos de Psicologia (Campinas), 37.
Nobre, A. (2021). Explorando desafios pedagógicos digitais no ensino profissional durante a pandemia da covid-19. EmRede-Revista de Educação a Distância, 8(1).