Elaboração e Aplicação do Curso de Inglês para Mestrado e Doutorado no Facebook: relato de experiência

  • C. E. Yoshida IFRS
  • L. C. G. Oliveira IFRS
  • P. O. Oliveira IFRS
  • R. K. Andrades IFRS
  • M. Nicolao IFRS

Resumo


Este artigo é um relato de experiência referente à construção e desenvolvimento de um curso de curta duração utilizando a rede social Facebook como ambiente virtual de aprendizagem, para avaliação final da disciplina de Ambientes Computacionais para a Educação, cujo título é Inglês Instrumental para Mestrado e Doutorado. Foi escolhido este tema pela sua relevante importância e grande procura, visto que esses estudantes precisam realizar uma prova de proficiência em leitura em Língua Estrangeira e muitos optam pela Língua Inglesa.

Palavras-chave: AVA, Facebook, Informática na Educação, Inglês para Proficiência

Referências

Allegretti, S. M. M., Hessel, A., HARDAGH, C. C., and SILVA, J. E. d. (2012). Aprendizagem nas redes sociais virtuais: o potencial da conectividade em dois cenários. Revista Cet, 1(02).

Barthes, R. (2012). Elementos de semiologia. Editora Cultrix.

Comerlato, D. M. (2017). Letramento, alfabetização e vulnerabilidade social. Craidy,

Carmem Maria Craidy; Szuchman, Karine (Org.). Socioeducação: fundamentos e práticas. 2. ed. Porto Alegre: Evangraf, 2017. P. 103-110.

Finatto, M. J. B., Stefani, M., Pasqualini, B. F., Ciulla, A., Evers, A., and Sortica, M. (2015). Leitura: um guia sobre teoria (s) e prática (s). Lume - UFRGS.

Fumian, A. M. and Rodrigues, D. (2013). O facebook enquanto plataforma de ensino. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, 6(2):173–182.

MOREIRA, J. A. and Januário, S. (2014). Redes sociais e educação: reflexões acerca do facebook enquanto espaço de aprendizagem. Facebook e educação: publicar, curtir, compartilhar. Campina Grande: EDUEPB, pages 67–84.

Scherer, A. L. and de Farias, J. G. (2018). Uso da rede social facebook como ferramenta de ensino-aprendizagem em cursos de ensino superior. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, 17(1).

TSUKAMOTO, N. M. S., FIALHO, N. N., and TORRES, P. L. (2014). A face educacional do facebook: um relato de experiência. Facebook e educação: publicar, curtir, compartilhar. Campina Grande: EDUEPB, pages 349–364.
Publicado
31/07/2022
Como Citar

Selecione um Formato
YOSHIDA, C. E.; OLIVEIRA, L. C. G.; OLIVEIRA, P. O.; ANDRADES, R. K.; NICOLAO, M.. Elaboração e Aplicação do Curso de Inglês para Mestrado e Doutorado no Facebook: relato de experiência. In: ENCONTRO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS (ENCOMPIF), 9. , 2022, Niterói. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 29-36. ISSN 2763-8766. DOI: https://doi.org/10.5753/encompif.2022.222578.