Panorama do Ensino e Aprendizagem de Programação de Computadores no Instituto Federal do Paraná

  • João Henrique Berssanette IFPR
  • Antonio Carlos de Francisco UTFPR

Resumo


Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que se objetivou a desenvolver um panorama do ensino e aprendizagem de programação de computadores no Instituto Federal do Paraná IFPR. Para tanto, procedeu-se uma pesquisa documental tomando como base o ano de 2018. Os dados de investigação do estudo foram obtidos a partir de dados públicos e sistemas institucionais. Entre os resultados do estudo, encontram-se: a identificação de onde ocorre o ensino e aprendizagem de programação de computadores no IFPR; o perfil dos docentes que lecionam as disciplinas introdutórias de programação na instituição; e os índices de desempenho de aprendizagem dos estudantes nessas disciplinas.
Palavras-chave: Ensino, Aprendizagem, Programação de Computadores, IFPR

Referências

Bennedsen, J. and Caspersen, M. E. (2007). Failure rates in introductory programming. ACM SIGCSE Bulletin, v. 39, n. 2, p. 32–36.

BERSSANETTE, J. H. (2021). Metodologias ativas de aprendizagem e a teoria da carga cognitiva para a construção de caminhos no ensino de programação de computadores. 2021. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa.

Bosse, Y. and Gerosa, M. A. (2015). As Disciplinas de Introdução à Programação na USP: um Estudo Preliminar. In Anais do Workshop Sobre Educação em Computação (WEI).

BRASIL (2018). Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. MEC. [link], [accessed on Jan 22].

Chao, P.-Y. (2016). Exploring students’ computational practice, design and performance of problem-solving through a visual programming environment. Computers & Education, v. 95, p. 202–215.

Selby, C. C. (2015). Relationships: Computational thinking, pedagogy of programming, and Bloom’s Taxonomy. In Proceedings of the Workshop in Primary and Secondary Computing Education on ZZZ - WiPSCE ’15.

Simon, Luxton-Reilly, A., Ajanovski, V. V., et al. (2019). Pass Rates in Introductory Programming and in other STEM Disciplines. In Proceedings of the Working Group Reports on Innovation and Technology in Computer Science Education.

Watson, C. and Li, F. W. B. (2014). Failure rates in introductory programming revisited. In Proceedings of the 2014 conference on Innovation & technology in computer science education - ITiCSE ’14.

Yadav, A., Gretter, S., Hambrusch, S. and Sands, P. (2017). Expanding computer science education in schools: understanding teacher experiences and challenges. Computer Science Education, v. 26, n. 4, p. 235–254.

Yadav, A., Hong, H. and Stephenson, C. (2016). Computational Thinking for All: Pedagogical Approaches to Embedding 21st Century Problem Solving in K-12 Classrooms. TechTrends, v. 60, n. 6, p. 565–568.
Publicado
31/07/2022
BERSSANETTE, João Henrique; FRANCISCO, Antonio Carlos de. Panorama do Ensino e Aprendizagem de Programação de Computadores no Instituto Federal do Paraná. In: ENCONTRO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS (ENCOMPIF), 9. , 2022, Niterói. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 85-92. ISSN 2763-8766. DOI: https://doi.org/10.5753/encompif.2022.223037.