Um jogo para ensinar Física: A Cinemática de forma lúdica no Ensino Médio

  • Francisco Alan de O. Santos IFMA
  • Pedro A. Fontes Neto IFMA
  • Alexandre B. dos Santos IFMA

Resumo


Este artigo tem como objetivo relatar o desenvolvimento de um protótipo tecnológico em formato de jogo para ser aplicado no Ensino de Física. Pretende-se aplicar o protótipo entre os alunos ingressantes no Ensino Médio, os quais geralmente apresentam grande defasagem de conteúdos de Cinemática. Ao ser desenvolvido o jogo educativo, espera-se a disponibilização de um produto gratuito para o público em geral.

Referências

Batista Junior, E. P.; Santos FH,J.V. ; Ferreira, J. S . Utilizando Ambientes virtuais como ferramenta de auxilio no ensino de Fisíca em escolas públicas.. In: 22º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. 2011, Aracaju. Anais do 22º do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2011.

Demo, P. Educar pela pesquisa. 8. ed. Campinas: Autores Associados, 2009, 106p.

_________. Metodologia para quem quer aprender. São Paulo: Atlas, 2008,131p.

Fonseca, M. et. al. O laboratório virtual: Uma atividade baseada em experimentos para o ensino de mecânica. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, SP, v. 35, n. 4, p. 1-10 (4503), 2013.

Herpich, F.; Guarese, Renan Luigi Martins ; Tarouco, L. M. R. . Recursos de virtualidade integrados com realidade aumentada em dispositivos móveis para auxiliar estudantes na aprendizagem de física. 2017.

Masetto, M.T. O professor na hora da verdade: a prática docente no ensino superior. São Paulo: Avercamp, 2010, 192p.

Quintas, M. J.; Carvalho, P. S. Ensino interativo na abordagem da eletricidade numa escola portuguesa. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, v. 33, n. 3, p. 839-860, dez. 2016.

Oliveira, Marcos Paulo Salvador de ; Ulson, Roberta Spolon ; Cavenaghi, M. A. ; Marana, Aparecido Nilceu ; Almeida JR, Jurandy Gomes de ; Lobato, Renata Spolon . Ferramenta para Apoio ao Aprendizado de Física Básica. In: 15o. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2004, Manaus/AM. Anais do 15o. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2004. v. 1.

Paza, A. H.; Rocha, Elizabeth Matos ; Lourenco, A. B. ; Cruz, A. J. A. ; Ferreira, F. C. ; Botero, E. . Simulador computacional para o Ensino de Física: o Sandbox como ambiente de criação. In: V Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2016. Anais dos Workshops do V Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2016.

Silva, Gabriel Caixeta; De Sousa, Pedro Moisés . O uso da realidade virtual para o ensino de física quântica Use of virtual reality in learning of quantum physics. In: Worshops do II Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2013. v. 1.
Publicado
26/07/2018
SANTOS, Francisco Alan de O.; FONTES NETO, Pedro A.; DOS SANTOS, Alexandre B.. Um jogo para ensinar Física: A Cinemática de forma lúdica no Ensino Médio. In: ENCONTRO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS (ENCOMPIF), 5. , 2018, Natal. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 17-20. ISSN 2763-8766. DOI: https://doi.org/10.5753/encompif.2018.3562.