O uso da robótica educacional como ferramenta mediadora no processo de ensino-aprendizagem da matemática no ensino fundamental em Lábrea-AM

  • Fabiann M. D. Barbosa IFAM
  • Kelren da Silva Rodrigues IFAM
  • Emily M. Amorim IFAM
  • Nirlene P. da Costa IFAM

Resumo


O presente artigo apresenta um relato de experiência realizado entre professor e alunas do curso médio-técnico em informática em parceria com duas escolas públicas em Lábrea, interior do Amazonas. A motivação do trabalho consiste em aplicar a robótica educacional como auxílio na disciplina de matemática para os alunos de ensino fundamental, tendo em vista a falta de recursos para auxiliar os professores no processo de ensino aprendizagem em sala de aula. Com os resultados obtidos pode-se observar que muitos alunos despertaram o interesse pela disciplina e tiveram uma melhora significativa na aprendizagem dos conteúdos abordados.

Referências

Almeida, M. (2013) “Possibilidades da robótica educacional para a educação matemática”. Disponível em: [link]. Acesso em: fev. 2018

Carvalho, V. M. S. G. (2012) “Sensoriamento Remoto no ensino básico da Geografia: definindo novas estratégias”. Rio de Janeiro: APED.

Delors, J. (2012). “Educação um tesouro a descobrir”. Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. Editora Cortez, 7ª edição.
Publicado
26/07/2018
BARBOSA, Fabiann M. D.; RODRIGUES, Kelren da Silva; AMORIM, Emily M.; DA COSTA, Nirlene P.. O uso da robótica educacional como ferramenta mediadora no processo de ensino-aprendizagem da matemática no ensino fundamental em Lábrea-AM. In: ENCONTRO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS (ENCOMPIF), 5. , 2018, Natal. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 37-40. ISSN 2763-8766. DOI: https://doi.org/10.5753/encompif.2018.3567.