A visão do aluno na utilização do FlipENEM: uma plataforma em fliperama com questões do ENEM
Resumo
O presente artigo aponta os resultados percebidos por alunos na utilização de um fliperama cujo jogo é destinado à preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Estruturado por uma pesquisa inicial acerca dos impactos da tecnologia na educação e do real interesse dos alunos em utilizar um jogo como o proposto, o FlipENEM foi desenvolvido com base em conhecimentos de hardware, programação, banco de dados e redes e teve os resultados confirmados por meio de outra pesquisa. Além disso, foi desenvolvido em uma estrutura de madeira, com botões e joystick formando um fliperama. Através da utilização do FlipENEM pelos alunos, obteve-se resultados positivos sobre a plataforma e também, em relação à sua contribuição em estimular os estudantes à preparação para o ENEM.
Referências
PERRENOUD, P. . (2000) Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes médicas.
SANCHO, J. M. . (2006) De Tecnologias da Informação e Comunicação a Recursos Educativos. In: Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre: Artmed.
