A visão do aluno na utilização do FlipENEM: uma plataforma em fliperama com questões do ENEM

  • Lívia Silva Marques IFC
  • Matheus da Silva Coelho IFC
  • Larissa Sorato Magnus IFC
  • Luhan da Silva Nunes IFC
  • Victor Martins de Sousa IFC
  • Matheus Lorenzato Braga IFC

Resumo


O presente artigo aponta os resultados percebidos por alunos na utilização de um fliperama cujo jogo é destinado à preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Estruturado por uma pesquisa inicial acerca dos impactos da tecnologia na educação e do real interesse dos alunos em utilizar um jogo como o proposto, o FlipENEM foi desenvolvido com base em conhecimentos de hardware, programação, banco de dados e redes e teve os resultados confirmados por meio de outra pesquisa. Além disso, foi desenvolvido em uma estrutura de madeira, com botões e joystick formando um fliperama. Através da utilização do FlipENEM pelos alunos, obteve-se resultados positivos sobre a plataforma e também, em relação à sua contribuição em estimular os estudantes à preparação para o ENEM.

Referências

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PERRENOUD, P. . (2000) Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes médicas.

SANCHO, J. M. . (2006) De Tecnologias da Informação e Comunicação a Recursos Educativos. In: Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre: Artmed.
Publicado
26/07/2018
MARQUES, Lívia Silva; COELHO, Matheus da Silva; MAGNUS, Larissa Sorato; NUNES, Luhan da Silva; DE SOUSA, Victor Martins; BRAGA, Matheus Lorenzato. A visão do aluno na utilização do FlipENEM: uma plataforma em fliperama com questões do ENEM. In: ENCONTRO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS (ENCOMPIF), 5. , 2018, Natal. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 45-48. ISSN 2763-8766. DOI: https://doi.org/10.5753/encompif.2018.3569.