Reintegra - Plataforma para auxílio à reintegração de egressos do sistema prisional brasileiro ao mercado de trabalho formal

  • Lucas de Freitas Kauer IFSUL
  • Rodrigo Remor Oliveira IFSUL
  • Raquel Salcedo Gomes IFSUL

Resumo


A pesquisa tem como objetivo desenvolver uma plataforma digital que visa a minimizar as principais dificuldades que egressos do sistema prisional encontram ao tentar se reinserir no mercado de trabalho formal e no âmbito acadêmico. A população carcerária brasileira carece de atenção no cunho político-social. Devido a isso, o trabalho tem como tema a relação entre a computação digital e a reintegração social de egressos de penitenciárias brasileiras. Com esse contexto, busca-se identificar maneiras de minimizar a cobrança de experiência para a reinserção de egressos ao mercado de trabalho formal. O referencial teórico apoia-se na filosofia foucaultiana e em pesquisas relacionadas ao tema das áreas de sociologia, psicologia e serviço social. A metodologia, de cunho quali-quantitativo, foi desenvolvida especialmente para esta investigação, compondo-se de oito etapas, iterativamente avaliadas. Os instrumentos utilizados foram caderno de campo digital, questionários e entrevistas. A partir das respostas da primeira entrevista, concluiu-se que não há um preparo ou uma reeducação social dentro dos presídios ou após o egresso. Com isso, surge uma dificuldade tanto para o regresso ao mercado de trabalho quanto para a sociedade em si. A plataforma é dividida em uma arquitetura de cliente-servidor, a fim de aumentar a interoperabilidade do sistema. Como considerações finais, constata-se a relevância do projeto de desenvolvimento tecnológico, tendo em vista a carência de projetos relacionados com a proposta aqui apresentada. Ademais, o preconceito, a falta de políticas públicas e de contingências legais dificultam a reintegração de egressos, o que se pretende mitigar com o desenvolvimento desta plataforma.

Referências

CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino; DA SILVA, Roberto. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2007.

DOTTI, René A. Bases e alternativas para o sistema de penas. São Paulo; Revista dos Tribunais, 1998.

GRECO, Rogério. Curso de Direito Penal: Parte Geral. 4 ª ed. rev., atual e ampl. Rio de Janeiro: Impetus, v.1, 2011.

MISSE, Michel. Crime e violência no Brasil contemporâneo. Estudos de sociologia do crime e da violência urbana. Rio Janeiro: Editora Lumen Juris, 2006.

MOREIRA, Rafael. O que é Node.js? 2013. Disponível em: [link]. Acesso em: 29 de julho de 2017.

OLIVEIRA, C. Dicionário Mor da Língua Portuguesa. São Paulo: Everest Editora Pimenta & Cia Ltda, 1972.

VASCONCELLOS, Jorge. Ministro Peluso destaca a importância do Programa Começar de Novo. Agência CNJ de Notícias, 5 set. 2011. Disponível em: [link]. Acesso em: 29 de julho de 2017.
Publicado
26/07/2018
KAUER, Lucas de Freitas; OLIVEIRA, Rodrigo Remor; GOMES, Raquel Salcedo. Reintegra - Plataforma para auxílio à reintegração de egressos do sistema prisional brasileiro ao mercado de trabalho formal. In: ENCONTRO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS (ENCOMPIF), 5. , 2018, Natal. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 53-56. ISSN 2763-8766. DOI: https://doi.org/10.5753/encompif.2018.3571.