Reintegra - Plataforma para auxílio à reintegração de egressos do sistema prisional brasileiro ao mercado de trabalho formal

  • Lucas de Freitas Kauer
  • Rodrigo Remor Oliveira
  • Raquel Salcedo Gomes

Resumo


A pesquisa tem como objetivo desenvolver uma plataforma digital que visa a minimizar as principais dificuldades que egressos do sistema prisional encontram ao tentar se reinserir no mercado de trabalho formal e no âmbito acadêmico. A população carcerária brasileira carece de atenção no cunho político-social. Devido a isso, o trabalho tem como tema a relação entre a computação digital e a reintegração social de egressos de penitenciárias brasileiras. Com esse contexto, busca-se identificar maneiras de minimizar a cobrança de experiência para a reinserção de egressos ao mercado de trabalho formal. O referencial teórico apoia-se na filosofia foucaultiana e em pesquisas relacionadas ao tema dasáreas de sociologia, psicologia e serviço social. A metodologia, de cunho quali-quantitativo, foi desenvolvida especialmente para esta investigação, compondo-se de oito etapas, iterativamente avaliadas. Os instrumentos utilizados foram caderno de campo digital, questionários e entrevistas. A partir das respostas da primeira entrevista, concluiu-se que não há um preparo ou uma reeducação social dentro dos presídios ou após o egresso. Com isso, surge uma dificuldade tanto para o regresso ao mercado de trabalho quanto para a sociedade em si. A plataforma é dividida em uma arquitetura de cliente-servidor, a fim de aumentar a interoperabilidade do sistema. Como considerações finais, constata-se a relevância do projeto de desenvolvimento tecnológico, tendo em vista a carência de projetos relacionados com a proposta aqui apresentada. Ademais, o preconceito, a falta de políticas públicas e de contingências legais dificultam a reintegração de egressos, o que se pretende mitigar com o desenvolvimento desta plataforma.

Publicado
26/07/2018
Como Citar

Selecione um Formato
KAUER, Lucas de Freitas; OLIVEIRA, Rodrigo Remor; GOMES, Raquel Salcedo. Reintegra - Plataforma para auxílio à reintegração de egressos do sistema prisional brasileiro ao mercado de trabalho formal. In: ENCONTRO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS (ENCOMPIF), 5. , 2018, Natal. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . ISSN 2763-8766. DOI: https://doi.org/10.5753/encompif.2018.3571.