Objeto de Estudo de Letramento (OEL), um objeto de aprendizagem para auxílio a alfabetização infantil
Resumo
Nos últimos anos o número de pessoas que possuem dispositivos móveis no Brasil tem crescido. Através de smartphones ou tablets qualquer pessoa tem a possibilidade de ter acesso a um vasto volume de informações em qualquer lugar, a qualquer hora. Neste contexto, utilizar as tecnologias na educação possibilitam um novo estilo de aprendizado, menos oneroso ao estudante e mais prático. Com base no conceito do Mobile Learning, foi desenvolvido o “Objeto de Estudo de Letramento” (OEL). Constituído por um aplicativo e um sistema WEB. A frequente utilização do aplicativo possibilita o aprendizado do aluno por meio do aplicativo. A utilização do aplicativo pelos alunos pode ser acompanhada pelo sistema de acompanhamento WEB.
Referências
Kampff, A. J. C. and et al (2006). Nós no mundo: objeto de aprendizagem voltado para o1o ciclo do ensino fundamental. RENOTE - Revista Novas Tecnologias naEducação, 4:1–10.
Kukulska-Hulme, A. and Traxler, J., editors (2005). Mobile learning: a handbook for educators and trainers. Open and Flexible Learning Series. Routledge, London, UK.
Silva, N. S. M. and Crenitte, P. A. P. (2016). Desempenho de crianças com risco para dificuldade de leitura submetidas a um programa de intervenção. CoDAS, 28:517 – 525.
Soares, M., editor (1998). Letramento - Um Tema Em Três Gênero. Autêntica Editora.
Stokes, S. (2002). Visual literacy in teaching and learning: A literature perspective. Elec-tronic Journal for the Integration of Technology in Education.
Terra, M. R. (2013). Letramento letramentos: uma perspectiva sócio-cultural dos usos da escrita. DELTA: Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, 29:29– 58.