Desenvolvimento de jogos com uso de Pensamento Computacional e Aprendizagem Baseada em Projetos

  • Jhoisnáyra de Almeida IFPI
  • Marcos Nunes IFPI
  • Francisco Almeida IFPI

Resumo


Neste artigo é apresentado o uso de desenvolvimento de jogos com Pensamento Computacional e Aprendizagem Baseada em Projetos a partir da criação de um jogo semelhante ao Asteroids. Com objetivo de ensinar conceitos básicos de programação, incentivar desenvolvimento de jogos e o ingresso de estudantes nas áreas de computação.

Referências

Ventura, Matthew et al. Development of a Video Game that Teaches the fundamentals of Computer Programming. In: SoutheastCon 2015. IEEE, 2015. p. 1-5.

Joly, Maria C. Rodrigues Azevedo. Tecnologia No Ensino: Implicações Para a. Casa do Psicólogo, 2002.

De França, Rozelma Soares; DO AMARAL, Haroldo José Costa. Proposta metodológica de ensino e avaliação para o desenvolvimento do pensamento computacional com o uso do scratch. In: Anais do Workshop de Informática na Escola. 2013. p. 179.

Google. 2017. Pensamento Computacional para Educadores . [ONLINE] Disponível em : https://computationalthinkingcourse.withgoogle.com/unit. [ Acessado em 10 de março de 2017].

Gomes, T.; Melo, J. O Pensamento Computacional no Ensino Médio: Uma Abordagem Blended-Learning. In: Anais do XXI Workshop sobre Educação em Computação–XXXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. Maceió, AL–Brasil. 2013.

Bender, Willian N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Penso Editora, 2015.

Gurgel, Ivannoska et al. A importância de avaliar a usabilidade dos jogos: A experiência do virtual team. Anais do SBGames, Recife, 2006.0

Global Game Jam. 2017. THE Game Jam Games . [ONLINE] Disponível em: http://globalgamejam.org/2017/jam-sites/game-jam/games. [Acessado em 26 de Abril de 2017].

Labiras. 2017. GLOBAL GAME JAM . [ONLINE] Disponível em : http://labiras.cc/ggj2017/. [ Acessado em 26 de maio de 2017].

IFPI. 2017. Jogo criado no IFPI é finalista em competição de tecnologia da Microsoft . [ONLINE] Disponível em: http://libra.ifpi.edu.br/noticias/jogo-criado-no-ifpi-e-finalista-em-competicao-de-tecnologia-da-microsoft/view. [Acessado em 26 de maio de 2017].
Publicado
22/07/2017
Como Citar

Selecione um Formato
DE ALMEIDA, Jhoisnáyra; NUNES, Marcos; ALMEIDA, Francisco. Desenvolvimento de jogos com uso de Pensamento Computacional e Aprendizagem Baseada em Projetos. In: ENCONTRO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS (ENCOMPIF), 4. , 2017, São Paulo. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . ISSN 2763-8766. DOI: https://doi.org/10.5753/encompif.2017.9937.