Experiência de Gamificação na Organização dos Trabalhos de Conclusão de um Curso Técnico em Informática

  • Gian Luca Motta Flores IFFarroupilha
  • Ângelo Nery Vieira Crestani IFFarroupilha
  • Rudieri Dietrich Bauer IFFarroupilha
  • Jaline Gonçalves Mombach IFFarroupilha

Resumo


Alunos de Curso Técnico em Informática Integrado, maioria adolescentes, têm dificuldade para cumprir e organizar seus trabalhos finais. Assim, este artigo descreve a experiência obtida a partir de uma abordagem de gamificação usando a plataforma Class Dojo. Os resultados indicam que a metodologia é viável e pode ser replicada em outras instituições de ensino.

Referências

BITENCOURT, R. B. Experiência de gamificação do ensino na licenciatura em computação no sertão pernambucano. XIII Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital (SBGames 2014), 2014.

GEE, J. P. What video games have to teach us about learning and literacy. Computers in Entertainment (CIE), ACM, v. 1, n. 1, p. 20–20, 2003.

IOSUP, A.; EPEMA, D. An experience report on using gamification in technical higher education. In: ACM. Proceedings of the 45th ACM technical symposium on Computer science education. [S.l.], 2014. p. 27–32.

KAPP, K. M. The gamification of learning and instruction: game-based methods and strategies for training and education. [S.l.]: John Wiley & Sons, 2012.

MACLEAN-BLEVINS, A.; MUILENBURG, L. Using class dojo to support student self-regulation. In: Proceedings of World Conference on Educational Multimedia, Hypermedia and Telecommunications. [S.l.: s.n.], 2013. p. 1684–1689.

MUNTEAN, C. I. Raising engagement in e-learning through gamification. In: Proc. 6th International Conference on Virtual Learning ICVL. [S.l.: s.n.], 2011. p. 323–329.
Publicado
02/07/2017
FLORES, Gian Luca Motta; CRESTANI, Ângelo Nery Vieira; BAUER, Rudieri Dietrich; MOMBACH, Jaline Gonçalves. Experiência de Gamificação na Organização dos Trabalhos de Conclusão de um Curso Técnico em Informática. In: ENCONTRO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS (ENCOMPIF), 4. , 2017, São Paulo. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 275-278. ISSN 2763-8766. DOI: https://doi.org/10.5753/encompif.2017.9943.