Técnicas de Aprendizado por Reforço Aplicadas em Jogos Eletrônicos na Plataforma Geral do Unity

  • Gabriel Prudencio Haddad UFU
  • Rita Maria Silva Julia UFU
  • Matheus Prado Prandini Faria UFU

Resumo


O objetivo do presente trabalho é investigar o desempenho de agentes jogadores baseados em aprendizado por reforço mais especificamente, nos algoritmos Q-Learning e Deep Q-Networks (DQN) por meio da plataforma Unity. Para tanto, os autores implementam nela agentes jogadores de Basic e GridWorld que são treinados segundo tais algoritmos. A fim de avaliar o desempenho desses agentes, foi efetuada uma análise comparativa entre eles e os melhores agentes jogadores desses jogos disponibilizados na plataforma Unity, os quais são baseados nas técnicas de aprendizagem Proximal Policy Optimization (PPO) e Soft Actor-Critic (SAC).

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Publicado
29/11/2021
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HADDAD, Gabriel Prudencio; JULIA, Rita Maria Silva; FARIA, Matheus Prado Prandini. Técnicas de Aprendizado por Reforço Aplicadas em Jogos Eletrônicos na Plataforma Geral do Unity. In: ENCONTRO NACIONAL DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E COMPUTACIONAL (ENIAC), 18. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 571-582. ISSN 2763-9061. DOI: https://doi.org/10.5753/eniac.2021.18285.