Um Assistente Inteligente Fuzzy no Acompanhamento da Aprendizagem Significativa

  • Vandor Roberto Vilardi Rissoli UCB
  • Giovanni Almeida Santos UnB

Resumo


Este artigo apresenta uma arquitetura diferente de Sistema Tutor Inteligente que inclui outros agentes humanos na colaboração com um Assistente Inteligente no processo de ensino e aprendizagem. Este processo incorpora a Lógica Fuzzy como recurso de acompanhamento da metodologia educacional baseada na Teoria da Aprendizagem Significativa, usando os Mapas Conceituais como elementos organizadores do conteúdo do domínio da aplicação, alcançando, seu protótipo, resultados promissores.

Referências

Almeida, E. S. de, Costa, E. B., Silva, K. S., Paes, R. B., Almeida, A. A. M., Braga, J. D. H. (2002) AMBAP: Um Ambiente de Apoio ao Aprendizado de Programação. In: Workshop sobre Educação em Computação. Florianópolis: SBC, p. 691-700.

Ausubel, D. P., Novak, J. D., Hanesian, H. (1980) Psicología Educacional. Rio de Janeiro: Editora Interamericana.

Burden. B., Faires, J. D. (2003) Análise Numérica. Thompson Pioneira.

Fabri, J. (2002) Ferramenta fuzzy para acompanhamento do desempenho do estudante nos cursos à distancia. IMENSA – Universidade de São Paulo.

Giraffa, L. M. M. (2009) Uma odisséia no ciberespaço: O software educacional dos tutorias aos mundos virtuais. Revista Brasileira de Informática na Educação. v. 17, n. 1, p.20-30.

Gonçalves, J. P., Monzón, A. J. B., Aluísio, S. M. (2009) Métodos de avaliação informatizada que tratam o conhecimento parcial do aluno e geram provas individualizadas. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Florianópolis: SBC.

Lopes, R. S., Fernandes, M. A. (2010) Lógica Fuzzy na avaliação de conhecimento e comportamento em ambientes de EAD. In: Workshop de Licenciatura em Computação, SBIE. João Pessoa: SBC.

Lopes, L. (1981) Pestalozzi e a educação contemporânea. Rio de Janeiro:Associação Fluminense.

Malvezzi, W. R., Mourão, A. B., Bressan, G. (2010) Uma ferramenta baseada em Teoria Fuzzy para o acompanhamento de alunos aplicado ao modelo de educação presencial mediado por tecnologia. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. João Pessoa: SBC.

Nicoletti, M. C., Camargo, H. A. (2004) Fundamentos da Teoria de Conjuntos Fuzzy. São Carlos: EdUFSCar.

Novak, J. (1998) Learning, Creating, and Using Knowledge: Concept Maps as Facilitative Tools in Schools and Corporations. Lawrence Erlbaum Associates, New Jersey.

Rissoli, V. R. V., Santos, G. A. (2010) A Monitoria Estudantil aliada a um Assistente Virtual Inteligente no Suporte à Aprendizagem via Internet. In: Workshop de Arquiteturas Pedagógicas para Suporte à Educação a Distância mediada pela Internet, SBIE. João Pessoa: SBC.

Viccari, R. M., Giraffa, L. M. M. (2003) Fundamentos dos Sistemas Tutores Inteligentes. In: Barone, D. (Org.). Sociedades Artificiais: A Nova Fronteira da Inteligência nas Máquinas. Porto Alegre: Bookman, p. 155-208.

Yacef, K. (2002) Intelligent Teaching Assistant Systems. In: International Conference on Computers in Education. New Zeland. Proceedings. New Zeland: IEEE. v. 1, p. 136-140.
Publicado
19/07/2011
RISSOLI, Vandor Roberto Vilardi; SANTOS, Giovanni Almeida. Um Assistente Inteligente Fuzzy no Acompanhamento da Aprendizagem Significativa. In: ENCONTRO NACIONAL DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E COMPUTACIONAL (ENIAC), 8. , 2011, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2011 . p. 879-890. ISSN 2763-9061.