Aplicação de um modelo para gerenciamento de grupos em Sistemas Tutores Inteligentes
Resumo
Este artigo apresenta um estudo de caso do modelo para gerenciamento de grupos de estudantes no contexto dos Sistemas Tutores Inteligentes. O modelo inclui uma biblioteca de atividades de grupos pré-definida. Para estabelecer uma atividade do grupo, o professor escolhe um cenário da biblioteca, fornece os parâmetros e o conteúdo da atividade. O tratamento das informações do modelo do estudante é automaticamente incluído nas transições de uma Rede de Petri sob a forma de precondições e condições. O modelo proposto utiliza para a execução uma arquitetura multiagentes, que torna operacional o aprendizado em grupo, proporcionando a colaboração entre os aprendizes de um mesmo grupo e também entre aprendizes de grupos distintos.Referências
Ainsworth, S. (2007). Using a single authoring environment across the lifespan of learning. Educational Technology and Society,, 10(3):22–31.
Andrade, A. F. d., Jaques, P. A., Jung, J. L., and Bordini, Rafael H.and Vicari, R. M. (2001). A computacional model of distance learning based on vygotsky socio-cultural approach. X International Conference on Artificial Intelligence on Education, 1(1):33–40. San Antonio-Texas 19-23 May 2001.
Aroyo, L., Inaba, A., Soldatova, L., Mizoguchi, R., Lester, J., Vicari, R. M., and Paraguaçu, F. (2004). Ease: Evolutional authoring support environment. Intelligent tutoring systems, Lecture notes in computer science, 1(1):140–149.
Azevedo, H. J. S. d. and Scalabrin, E. E. (2005). Designing Distributed Learning Enviroment with Intelligent Software Agents, volume 1, chapter A Humam Collaborative Online Learning Enviroment Using Intelligent Agents, pages 1–32. Informatiom Science Publishing.
Costa, E. B., Lopes, M. A., and Ferneda, E. (1995). Mathema: A learning environment based on a multi-agent architecture. In SBIA95: Proceedings of the 12th Brazilian Symposium on Artificial Intelligence, pages 141–150, London, UK. Springer-Verlag.
Frigo, L. (2007). Um modelo para Autoria de Sistemas Tutores Adaptativos. tese de doutorado, Curso de Pós Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Santa Catarina.
Pozzebon, E. (2008). Um modelo para suporte ao aprendizado em grupo em sistemas tutores inteligentes. Tese (doutorado), Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica.
Thibodeau, M., Bélander, S., and Frasson, C. (2002). White rabbit.matchmaking of user profiles based on discussion analysis using intelligent agents. Procedings of 5th International Conference, ITS 2000, 1:113–122.
Andrade, A. F. d., Jaques, P. A., Jung, J. L., and Bordini, Rafael H.and Vicari, R. M. (2001). A computacional model of distance learning based on vygotsky socio-cultural approach. X International Conference on Artificial Intelligence on Education, 1(1):33–40. San Antonio-Texas 19-23 May 2001.
Aroyo, L., Inaba, A., Soldatova, L., Mizoguchi, R., Lester, J., Vicari, R. M., and Paraguaçu, F. (2004). Ease: Evolutional authoring support environment. Intelligent tutoring systems, Lecture notes in computer science, 1(1):140–149.
Azevedo, H. J. S. d. and Scalabrin, E. E. (2005). Designing Distributed Learning Enviroment with Intelligent Software Agents, volume 1, chapter A Humam Collaborative Online Learning Enviroment Using Intelligent Agents, pages 1–32. Informatiom Science Publishing.
Costa, E. B., Lopes, M. A., and Ferneda, E. (1995). Mathema: A learning environment based on a multi-agent architecture. In SBIA95: Proceedings of the 12th Brazilian Symposium on Artificial Intelligence, pages 141–150, London, UK. Springer-Verlag.
Frigo, L. (2007). Um modelo para Autoria de Sistemas Tutores Adaptativos. tese de doutorado, Curso de Pós Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Santa Catarina.
Pozzebon, E. (2008). Um modelo para suporte ao aprendizado em grupo em sistemas tutores inteligentes. Tese (doutorado), Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica.
Thibodeau, M., Bélander, S., and Frasson, C. (2002). White rabbit.matchmaking of user profiles based on discussion analysis using intelligent agents. Procedings of 5th International Conference, ITS 2000, 1:113–122.
Publicado
20/07/2009
Como Citar
POZZEBON, Eliane; BITTENCOURT, Guilherme.
Aplicação de um modelo para gerenciamento de grupos em Sistemas Tutores Inteligentes. In: ENCONTRO NACIONAL DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E COMPUTACIONAL (ENIAC), 7. , 2009, Bento Gonçalves/RS.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2009
.
p. 442-451.
ISSN 2763-9061.
