Artificial Intelligence for Book Cover Recognition and Virtual Annotation on Physical Books: An Approach to Support Academic Study
Resumo
Esta pesquisa apresenta um protótipo de inteligência artificial para reconhecimento automático de livros por imagens de capas, com funcionalidades de anotação virtual e catalogação digital para apoio aos estudos acadêmicos. A proposta supera limitações dos livros físicos, como a falta de anotações diretas e dificuldades na organização e recuperação de referências. A metodologia aplica visão computacional e aprendizado de máquina, utilizando redes neurais convolucionais para identificação precisa. Um sistema interativo permite criar anotações virtuais nas imagens, ampliando a interação com o conteúdo. O protótipo obteve resultados promissores, com acurácia superior a 99%, mesmo em imagens capturadas em condições não controladas.Referências
da Silva, J. D. S. (2004). Uso de redes neurais em visão computacional e processamento de imagens. Relatório de atividades, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE, São José dos Campos, SP. Relatório de estágio SPE/RHAE, Processo nº 260.048/95-0, realizado no Departamento de Engenharia Nuclear, Universidade do Tennessee, Knoxville, EUA.
de Oliveira, B. V. N. and de Melo, F. T. (2023). Fundamentos da Visão Computacional: Arcabouço Teórico do Reconhecimento Artificial de Imagens e Vídeos, volume 10. Acesso em: 20 out. 2024.
Dutra, I. T. L., de Oliveira, F. C., Fachin, E. A. G., da Silva, R. L., de Paula Filho, P. N., Domingues, K. M., and Guimarães, U. A. (2024). O Impacto das Tecnologias Digitais no Processo de Ensino-Aprendizagem, volume 28. Acesso em: 19 maio 2024.
Finsterwald, M. (2024). Book cover dataset. Acesso em: 18 mar. 2025.
Graciano, A. B. V. (2007). Rastreamento de objetos baseado em reconhecimento estrutural de padrões. São Paulo. Acesso em: 18 out. 2024.
Hu, J., Yan, Y., and Xie, Z. (2024). Automatic Recognition Technology of Library Books Based on Convolutional Neural Network Model, volume 5. HighTech and Innovation. Acesso em: 18 out. 2024.
Iwana, B. K., Rizvi, S. T. R., Ahmed, S., Dengel, A., and Uchida, S. (2016). Judging a book by its cover. arXiv preprint arXiv:1610.09204.
Lucieri, A., Sabir, H., Siddiqui, S. A., Rizvi, S. T. R., Iwana, B. K., Uchida, S., Dengel, A., and Ahmed, S. (2020). Benchmarking deep learning models for classification of book covers. SN computer science, 1(3):139.
Ludermir, T. B. (2021). Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina: estado atual e tendências, volume 35. Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo.
Mesquita, I. C. A. and Conde, M. G. (2008). A evolução gráfica do livro e o surgimento dos e-books. São Luís, MA, Brasil. Trabalho apresentado no GT – Jornalismo e Editoração, do Iniciacom.
Monard, M. C. and Baranauskas, J. A. (2003). Conceitos Sobre Aprendizado de Máquina. Manole Ltda, Barueri-SP, 1 edition.
nVersos Editora (2022). A importância dos livros físicos. Acesso em: 19 maio 2024.
Silva, G. C. (2013). Tecnologia, educação e tecnocentrismo: as contribuições de Álvaro Vieira Pinto, volume 94. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
Tayebinik, M. and Puteh, M. (2013). Blended Learning or E-learning? Acesso em: 19 maio 2024.
Verne, T. S., da Silva, F. A., de Almeida, L. L., Pereira, D. R., and Artero, A. O. (2022). Detecção e Reconhecimento de Plantas de Pequeno Porte Utilizando Aprendizagem de Máquina, volume 14.
Yang, L. and Shen, X. (2024). Book Cover Recognition. Acesso em: 16 out. 2024.
Yufei, L., Saleh, S., Jiahui, H., and Abdullah, S. (2020). Review of the Application of Artificial Intelligence in Education. International Journal of Innovation Creativity and Change.
de Oliveira, B. V. N. and de Melo, F. T. (2023). Fundamentos da Visão Computacional: Arcabouço Teórico do Reconhecimento Artificial de Imagens e Vídeos, volume 10. Acesso em: 20 out. 2024.
Dutra, I. T. L., de Oliveira, F. C., Fachin, E. A. G., da Silva, R. L., de Paula Filho, P. N., Domingues, K. M., and Guimarães, U. A. (2024). O Impacto das Tecnologias Digitais no Processo de Ensino-Aprendizagem, volume 28. Acesso em: 19 maio 2024.
Finsterwald, M. (2024). Book cover dataset. Acesso em: 18 mar. 2025.
Graciano, A. B. V. (2007). Rastreamento de objetos baseado em reconhecimento estrutural de padrões. São Paulo. Acesso em: 18 out. 2024.
Hu, J., Yan, Y., and Xie, Z. (2024). Automatic Recognition Technology of Library Books Based on Convolutional Neural Network Model, volume 5. HighTech and Innovation. Acesso em: 18 out. 2024.
Iwana, B. K., Rizvi, S. T. R., Ahmed, S., Dengel, A., and Uchida, S. (2016). Judging a book by its cover. arXiv preprint arXiv:1610.09204.
Lucieri, A., Sabir, H., Siddiqui, S. A., Rizvi, S. T. R., Iwana, B. K., Uchida, S., Dengel, A., and Ahmed, S. (2020). Benchmarking deep learning models for classification of book covers. SN computer science, 1(3):139.
Ludermir, T. B. (2021). Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina: estado atual e tendências, volume 35. Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo.
Mesquita, I. C. A. and Conde, M. G. (2008). A evolução gráfica do livro e o surgimento dos e-books. São Luís, MA, Brasil. Trabalho apresentado no GT – Jornalismo e Editoração, do Iniciacom.
Monard, M. C. and Baranauskas, J. A. (2003). Conceitos Sobre Aprendizado de Máquina. Manole Ltda, Barueri-SP, 1 edition.
nVersos Editora (2022). A importância dos livros físicos. Acesso em: 19 maio 2024.
Silva, G. C. (2013). Tecnologia, educação e tecnocentrismo: as contribuições de Álvaro Vieira Pinto, volume 94. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
Tayebinik, M. and Puteh, M. (2013). Blended Learning or E-learning? Acesso em: 19 maio 2024.
Verne, T. S., da Silva, F. A., de Almeida, L. L., Pereira, D. R., and Artero, A. O. (2022). Detecção e Reconhecimento de Plantas de Pequeno Porte Utilizando Aprendizagem de Máquina, volume 14.
Yang, L. and Shen, X. (2024). Book Cover Recognition. Acesso em: 16 out. 2024.
Yufei, L., Saleh, S., Jiahui, H., and Abdullah, S. (2020). Review of the Application of Artificial Intelligence in Education. International Journal of Innovation Creativity and Change.
Publicado
29/09/2025
Como Citar
FRASSETTO, Vitor Jacinto; RUARO, André Faria; GONÇALVES, Leila Laís; OLIVEIRA, Marlon.
Artificial Intelligence for Book Cover Recognition and Virtual Annotation on Physical Books: An Approach to Support Academic Study. In: ENCONTRO NACIONAL DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E COMPUTACIONAL (ENIAC), 22. , 2025, Fortaleza/CE.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 1821-1832.
ISSN 2763-9061.
DOI: https://doi.org/10.5753/eniac.2025.14002.
