Proposta de Arquitetura de Software para um Chatbot com aprendizagem

  • Jéferson Soares UECE
  • José Maia UECE

Resumo


Uma fraqueza dos agentes de conversação (chatbot) mais utilizados hoje é que eles não são projetados para aprender durante o processo de conversação. O seu conhecimento é fixado durante o projeto e eles não tiram vantagem da interação com os usuários para evoluir o seu conhecimento e a sua capacidade de diálogo. Neste trabalho, o projeto de um Chatbot com aprendizagem ao longo da vida é inserido no arcabouço de Aprendizagem por Reforço. Embora aprendizagem por reforço já tenha sido utilizada antes, a revisão da literatura apresentada mostra que essa proposta é inovadora.

Palavras-chave: Agente de conversação, Aprendizagem contínua, Diálogo homem-máquina, Chatbot, Assistente virtual

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Publicado
10/09/2020
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SOARES, Jéferson; MAIA, José. Proposta de Arquitetura de Software para um Chatbot com aprendizagem. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO DO CEARÁ, MARANHÃO E PIAUÍ (ERCEMAPI), 8. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 197-203. DOI: https://doi.org/10.5753/ercemapi.2020.11485.