Aplicação de Sistema Embarcado Linux em Chatbot Acadêmico

  • Ana C. S. Abreu IFCE
  • Erik J. F. do Nascimento IFCE
  • Filipe A. Lira IFCE
  • Sandro C. S. Jucá IFCE

Resumo


Frequentemente é observado barreiras de comunicação e transmissão de informações nas instituições de ensino superior. Agentes conversacionais voltados ao atendimento aos alunos podem ser utilizados para superar esses problemas, mas ainda existem muitas universidades que não aderiram à tecnologia. Neste estudo são abordados os desafios enfrentados pelos estudantes da instituição de ensino e é apresentado "Kinho", um chatbot que orienta os usuários sobre o funcionamento do espaço acadêmico. "Kinho" foi desenvolvido para ser executado em um sistema embarcado baseado no Raspberry Pi. O chatbot utiliza dos conceitos de NLP para realizar o processo de entendimento das perguntas e então responder adequadamente ao usuário. Experimentos de testes com o sistema mostraram uma grande aceitação da solução por parte da comunidade acadêmica interna.

Referências

Abreu, A. C. S. e. a. (2021). Chatbot acadêmico - kinho.

Araújo, A. S. d. (2020). Chatbot como apoio a monitoria de alunos no ensino superior.

Bulhões, e. a. (2020). Professora vitória: um chatbot para o ensino da leitura. In Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 451–460. SBC.

Correia, M. P. (2019). A evolução dos chatbots e os seus benefícios para marcas e consumidores. PhD thesis.

Guerreiro, Anibal e Barros, D. M. V. (2019). Novos desafios da educação a distância: programação e uso de chatbots.

Jucá, Sandro e Pereira, R. (2018). Aplicações práticas de sistemas embarcados: Linux utilizando raspberry pi. POD (Ed.). Rio de Janeiro, Brasil:[sn], 1:216.

Júnior, J. M. e. a. (2019). Sistema de confirmação de refeição do restaurante acadêmico no ifce campus maracanaú. In Anais da VII Escola Regional de Computação Aplicada à Saúde, pages 103–108, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Lucchesi, e. a. (2018). Avaliaçao de um chatbot no contexto educacional: Um relato de experiência com metis. RENOTE, 16(1).

Maciel, H. B. (2019). Ferramentas e criação de chatbot – maciel o robô acadêmico.

Silva, K. K. C., Tierno, R. O., Branchine, S. M., Vilaça, D. S. S., and Oliveira, F. H. M. (2021). Desenvolvimento de ferramenta de chatbot como solução para a comunicação do ifb. In Anais Estendidos do XVII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, pages 185–188. SBC.

Torres, A. A. G. d. B., Almeida, L. S., et al. (2021). Adaptação acadêmica de estudantes do 1º ano: Promovendo o sucesso e a permanência na universidade. Revista Internacional de Educação Superior, 7:e021024–e021024.

Valente, J. P. d. A. (2020). Chatbots no suporte ao cliente: o assistente virtual do MobiCascais. PhD thesis.
Publicado
14/09/2021
Como Citar

Selecione um Formato
ABREU, Ana C. S.; NASCIMENTO, Erik J. F. do; LIRA, Filipe A.; JUCÁ, Sandro C. S.. Aplicação de Sistema Embarcado Linux em Chatbot Acadêmico. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO CEARÁ, MARANHÃO, PIAUÍ (ERCEMAPI), 9. , 2021, Quixadá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 25-32. DOI: https://doi.org/10.5753/ercemapi.2021.17904.