Logicæ: Um jogo educativo sobre portas lógicas

  • Luís R. Santos de Lima IFBA
  • Kalyf Abdalla IFBA

Resumo


Jogos educacionais são ferramentas relevantes no processo de ensino-aprendizagem e podem tornar o ensino de circuitos lógicos mais lúdico. Assumindo isso, este trabalho propõe o desenvolvimento de um jogo educativo para o ensino de circuitos lógicos. O jogo proposto, chamado Logicæ, está disponível nas plataformas: Desktop (sistemas operacionais Linux, e Microsoft Windows), móveis (sistemas operacionais Android), e WEB. Uma vez que a mecânica do jogo permite a simulação de portas lógicas de forma lúdica e interativa, espera-se que Logicæ facilite o ensino de circuitos lógicos nas disciplinas de Arquitetura de computadores, Algoritmos e Lógica de Programação, e Linguagem de Programação. Entretanto, Logicæ não foi aplicado em uma disciplina até o momento; consequentemente, a eficácia do jogo como ferramenta de ensino requer avaliação adequada.

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Publicado
14/09/2021
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LIMA, Luís R. Santos de; ABDALLA, Kalyf. Logicæ: Um jogo educativo sobre portas lógicas. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO DO CEARÁ, MARANHÃO E PIAUÍ (ERCEMAPI), 9. , 2021, Quixadá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 67-73. DOI: https://doi.org/10.5753/ercemapi.2021.17909.