Linsin App: Promovendo a Acessibilidade por Meio de Jogos Interativos na Educação

  • Leonardo da Conceição Estevam UFPA
  • Pedro Dimas da Cunha Lima IFPA
  • Paulo André Ignacio Pontes IFPA
  • Marcos César da Rocha Seruffo UFPA

Resumo


Este artigo apresenta o desenvolvimento de um aplicativo móvel com um conjunto de jogos educativos adaptados em Libras, visando proporcionar acessibilidade e inclusão no aprendizado de alunos surdos. A proposta visa integrar a parte prática e teórica do curso de informática, fornecendo um material didático acessível que auxilie no aprendizado e evite desistências por falta de acessibilidade. Além disso, a pesquisa busca contribuir para uma prática docente emancipatória e promover mudanças no cenário educacional, beneficiando tanto os alunos quanto os Professores de Atendimento Educacional Especializado.

Palavras-chave: ensino de informática, Aplicativos educacionais, Acessibilidade, Libras

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Publicado
23/11/2023
ESTEVAM, Leonardo da Conceição; LIMA, Pedro Dimas da Cunha; PONTES, Paulo André Ignacio; SERUFFO, Marcos César da Rocha. Linsin App: Promovendo a Acessibilidade por Meio de Jogos Interativos na Educação. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO DO CEARÁ, MARANHÃO E PIAUÍ (ERCEMAPI), 11. , 2023, Aracati/CE. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 72-81. DOI: https://doi.org/10.5753/ercemapi.2023.236326.