Tecnologia assistiva para alunos com deficiência visual: medição de volume em aulas laboratoriais de química

  • Felipe dos Santos Lima UFMA
  • Janyeid Karla Castro Sousa UFMA
  • Maira Silva Ferreira UFMA
  • Paulo Rogério de Almeida Ribeiro UFMA

Resumo


Um aluno durante um experimento de Química rotineiramente coloca ou determina o volume durante a aula. Contudo, por ser uma propriedade que requer o uso da visão, um aluno com deficiência visual terá grande dificuldade. Para que o mesmo obtenha êxito nesta medida, quase sempre, uma pessoa precisa auxiliá-lo, o que limita suas ações. Assim, o objetivo deste trabalho é desenvolver uma nova ferramenta de aprendizagem, para esses estudantes, através da criação de um aplicativo e de um sistema para medidas de volume com um Arduino e sensor ultrassônico. O sistema interage com o usuário pelas vibrações e sons emitidos por um smartphone. Um estudo de prova de conceito mostrou um baixo valor do desvio padrão para as medidas.

Palavras-chave: Química, Ferramenta de Aprendizagem, Arduino

Referências

Arnobio, Vanessa (2010) “Introdução ao MIT App Inventor”. https://technovationchallenge.org/wp-content/uploads/2015/01/tutorial-construcao_app-FaleComigo-pt.pdf. Acesso em 26 de junho de 2019

Brasil. Decreto 6.571, de 17 de setembro de 2008. Dispõe sobre o atendimento educacional especializado, regulamenta o parágrafo único do art. 60 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e acrescenta dispositivo ao Decreto. n. 6.253, Novembro.

Brasil, Decreto nº. 5.296 de 2 de dezembro de 2004. Brasília, DF, 2004. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2004/Decreto/D5296.htm. Abril.

Brasil. Lei Brasileira de Inclusão nº 13.146, de 6 de julho de 2015, Estatuto da Pessoa com Deficiência. Senado Federal, Brasília, DF, 06 jun. 2015.

Chahani, T. H. C.(2006) Os Desafios do Acesso e da Permanência de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais nas Instituições de Educação Superior de São Luís - MA. 2006. 203f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.

Castro, Sabrina Fernandes de. Almeida, Maria Amelia.(2014) Ingresso e Permanência de Alunos com Deficiência em Universidades Públicas Brasileiras. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v. 20, n. 2, p. 179-194,Abril

Feldt, J.; Mata, R. A.; Dieterich, J. M. Atomdroid(2012) “A Computational Chemistry Tool for Mobile Platforms”. Journal of Chemical Information and Modeling, v.52, p. 1072-1078,

Fernandes, A. C. R.; Oliveira, M, C, S, L.; Almeida, L.S(2016). “Inclusão de estudantes com deficiências na universidade: Estudo em uma universidade portuguesa”, Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 20, n. 3, p.483-492.

Fonseca, E. G. P.; Vega, A. S. (2011); “Tutorial sobre Introdução à Projetos Utilizando o Kit de Desenvolvimento” Arduino. Anais:XXXIX Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. Veja a. s. Cobenge Blumenau: FURB.

García-Ruiz, M. A.; Valdez-Velazquez,L.L.; Gómez-Sandoval, Z.(2012) Estudio de usabilidade de visualización molecular educativa em um telefono inteligente. Química Nova, v.35, n.3, p. 648-653.

Garcia, R. A. B.; Bacarin, A. P. S.; Leonardo, N. S. T.(2010)Acessibilidade e permanência na educação superior: percepção de estudantes com deficiência. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, Número Especial, p.33-40, 2018.

Inep (2017) Censo da Educação Superior de 2017. Divulgação dos principais resultados. Brasília-DF, Setembro de 2018. Disponível em http://portal.mec.gov.br/docman/setembro-2018-pdf/97041-apresentac-a-o-censo-superior-u-ltimo/fileAcesso em 24 de julho de 2019

Inep (2018) Censo Escolar da Educação Básica 2018 Resumos Técnicos. Brasília-DF.http://download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/resumos_tecnicos/resumo_tecnico_censo_educacao_basica_2018.pdf.Julho

Lecheta, R. R. (2015) “Google Android: Aprenda a criar aplicações para dispositivos móveis com o Android SDK. 4ª Edição. Novatec Editora.

Martins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira. . Leitão, Lúcia Pereira. Ciantelli, Ana Paula Camilo(2018). Mapeamento e análise da matrícula de estudantes com deficiência em três Universidades públicas brasileiras. Psicologia Escolar e Educacional, SP. Número Especial,p.15-23

Nunes, Sylvia. Limôca (2010), José Fernando Bitencourt. O aluno cego: preconceitos e potencialidades. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP. Volume 14, Número 1, JUNHO: 55-64.

Nozu, W. C. S.; Bruno, M. M. G.; Cabral, L. S. A(2018). Inclusão no Ensino Superior: políticas e práticas na Universidade Federal da Grande Dourados, Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, Número Especial, p.105-113.

Nozu, W. C. S.; Silva, A. M.; Anache A.(2018) A Permanência Do Aluno Com Deficiência No Ensino Superior: Dados Censitários Sobre As Universidades Federais Da Região Centro-Oeste, Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13. n. esp. 2, p. 1421-1435.

Pires, L. A., Mól, Gerson de Souza; Raposo, Patrícia Neves (2013). O Projeto “Ensino de Química a Alunos com Deficiência Visual” da UnB: 8 anos Depois. Universidade de Brasília, Instituto deQuímica.

Pires, Rejane Ferreira Machado, Mól, Gerson de Souza; Raposo, Patrícia Neves(2010). Proposta de Guia para Apoiar a Prática Pedagógica de Professores de Química em Sala de Aula Inclusiva com Alunos que Apresentam Deficiência Visual. 2010. Dissertação - Universidade de Brasília, Brasília.

Sachs, D.; Schereuer, N (2011). Inclusion of Students with Disabilities in Higher Education: Performance and participation in student's experiences, Disability Studies Quarterly, v. 31, n. 2, p. 1561-1593.

Tonieate, A. D. (2015). “Sistema Supervisório do Nível de uma Caixa d’água Residencial”, 15ºCongresso Nacional de Iniciação Científica. São Paulo, 2015.

Valdés, M. T. M.(2006) Inclusão de Pessoas com Deficiência no Ensino Superior no Brasil: Caminhos e Desafios. Fortaleza: EDUECE, p. 89 – 109

Vickerman, P.; Blundell, M. (2010). Hearing the voices of disabled students in higher education, Disability & Society, v. 25, n. 1, p. 21-32,

Williams, A. J.; Pence, H. E. (2011). Smart Phones, a Powerful Tool in the Chemistry Classroom. Journal of Chemical Education, n.88, p. 683-686.
Publicado
25/09/2019
Como Citar

Selecione um Formato
LIMA, Felipe dos Santos; SOUSA, Janyeid Karla Castro; FERREIRA, Maira Silva; RIBEIRO, Paulo Rogério de Almeida. Tecnologia assistiva para alunos com deficiência visual: medição de volume em aulas laboratoriais de química. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO DO CEARÁ, MARANHÃO E PIAUÍ (ERCEMAPI), 7. , 2019, São Luís. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 47-54.