Desenvolvimento de um Aplicativo para Auxiliar Alunos com Deficiência Visual nas Medidas de Massa em Química Experimental
Resumo
Diversos experimentos nas aulas práticas de química dependem da medida de massa das substâncias. A realização desta medida utilizando a balança é procedimento frequente, importante e indispensável na execução de experimentos. Neste trabalho, buscou-se desenvolver um aplicativo que realize o processamento de imagens e leitura dos caracteres emitidos de uma balança analítica em tempo real, a fim de informar ao usuário a média e o desvio padrão dos dados emitidos, assim como fornecer uma calculadora operada por comandos de voz do usuário. Propõe-se desta forma o uso do aplicativo como uma tecnologia assistiva para inclusão e autonomia de alunos com deficiência visual em aulas de Química Experimental
Referências
DeLucchi, L.; Molone, L. SAVI (Science Activities for Visually Impaired). In A Teacher’s Guide to the Special Educational Needs of Blind and Visually Handicapped Children, Mangold, S., Ed.; American Foundation for the Blind: New York, 1982; pp 72-93.
Fernandes, C., Husseing, S. e Domingues, R. (2017) Ensino de química para deficientes visuais: a importância da experimentação num enfoque multissensorial. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 39, páginas 195-203.
IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa Nacional de Saúde: Ciclos de Vida (2013). Rio de Janeiro, 2015.
Inep (2017) Censo da Educação Superior de 2017. Divulgação dos principais resultados. Brasília-DF | Setembro de 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/setembro-2018-pdf/97041-apresentac-a-o-censo-superior-u-ltimo/file Acesso em 24 de julho de 2019
Lecheta, R. (2014) Google Android: Aprenda a criar aplicações para dispositivos móveis com o Android SDK. Novatec Editora Ltda, 3ª edição.
Santos, B.; Daniel, L.; Silva, A.; Silva, A.; Medeiros, S.; Santos, M. (2015) Química experimental para deficientes visuais. Latin American Journal of Science Education, 2, 12015.
Supalo, A.; Mallouk, E.; Amorosi, C.; Lanouette, J.; Wohlers, D. e McEnnis, K. (2009) Using Adaptive Tools and Techniques to Teach a Class of Students Who are Blind or Low-Vision. Journal of Chemical Education, v. 86, páginas 587-591.
Supalo, C. A.; Mallouk, T. E.; Amorosi, C.; Rankel, L.; Wohlers, H. D.; Roth, A.; Greenberg, A. Talking tools to assist students who are blind in laboratory courses, Journal of Science Education for Students with Disabilities, v. 12, n. 1- winter, 2007.
Sérvio, G. (2017) "Sucesso Absoluto: Android Já Ultrapassou a Marca de 2 Bilhões de Usuários", https://www.tudocelular.com/android/noticias/n93431/android-ultrapassa-2-bilhoes-usuarios.html, Agosto.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO. Relatório de Gestão do Exercício, p.26-27, 2018.
World Health Organization. Blindness and vision impairment: WHO, 2018 [acesso em 26 jul 2019]. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/blindness-and-visual-impairment