QuestLoCity: Um Jogo Móvel Baseado em Localização Gamificado para Apoiar o Processo de Ensino

  • Luís Eduardo C. Laurindo Estácio de Teresina
  • Ivan R. de Moura UFMA
  • Matias Romário P. dos Santos UFBA
  • Jovennilton S. de Sousa IEMA

Resumo


Este estudo propõe um jogo móvel baseado em localização (JMBL) chamado QuestLoCity (Locative Question in the City), que é gamificado e utiliza recursos de realidade aumentada. O objetivo é proporcionar aos estudantes um ambiente lúdico e motivador para atividades escolares. Por meio de uma avaliação ergonômica, os resultados mostraram que o QuestLoCity oferece uma experiência agradável para os estudantes e possui uma estrutura gamificada capaz de motivá-los e engajá-los nas atividades educacionais disponíveis no jogo.

Palavras-chave: Jogo, gamificação, atividades escolares

Referências

Benford, S., Magerkurth, C., e Ljungstrand, P. (2005). Bridging the physical and digital in pervasive gaming. Communications of the ACM, 48(3):54–57.

Daponte, P., De Vito, L., Picariello, F., e Riccio, M. (2014). State of the art and future developments of the augmented reality for measurement applications. Measurement, 57:53–70.

Fernandes, C. W. R. e Ribeiro, E. L. P. (2018). Games, gamificação e o cenário educacional brasileiro. CIET: EnPED.

Kapp, K. M. (2012). The gamification of learning and instruction: game-based methods and strategies for training and education. John Wiley & Sons.

Lemos, A. (2010). Jogos móveis locativos: Cibercultura, espaço urbano e mídia locativa. Revista USP, (86):54–65.

MCGONIGAL, J. (2012). A realidade em jogo: por que os jogos nos tornam melhores e como eles podem mudar o mundo. Rio de Janeiro: Best Seller LTDA.

Nunes, R. e Santos, I. (2018). A importância da avaliação ergonômico-pedagógica de aplicativos educacionais e os desafios encontrados no campo da aprendizagem móvel. In Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE, volume 29, page 41.

Pritami, F. A. e Muhimmah, I. (2018). Digital game based learning using augmented reality for mathematics learning. In Proceedings of the 2018 7th International Conference on Software and Computer Applications, ICSCA 2018, pages 254–258, New York, NY, USA. ACM.

Vassilakis, K., Charalampakos, O., Glykokokalos, G., Kontokalou, P., Kalogiannakis, M., e Vidakis, N. (2017). Learning history through location-based games: The fortification

gates of the venetian walls of the city of heraklion. In Interactivity, Game Creation, Design, Learning, and Innovation, pages 510–519. Springer.

Walther, B. K. (2005). Reflections on the methodology of pervasive gaming. In Proceedings of the 2005 ACM SIGCHI International Conference on Advances in computer entertainment technology, pages 176–179. ACM.
Publicado
25/09/2019
Como Citar

Selecione um Formato
LAURINDO, Luís Eduardo C.; DE MOURA, Ivan R.; DOS SANTOS, Matias Romário P.; DE SOUSA, Jovennilton S.. QuestLoCity: Um Jogo Móvel Baseado em Localização Gamificado para Apoiar o Processo de Ensino. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO DO CEARÁ, MARANHÃO E PIAUÍ (ERCEMAPI), 7. , 2019, São Luís. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 222-229.