Learning by Doing em Fábrica de Software: Relato de uma Experiência no Mestrado Profissional em Computação Aplicada

  • Tainara Bernardi UPF
  • Alexandre Zanatta UPF
  • Jucélia Beux UPF
  • Daiana Bidiski UPF
  • Éricles Bellei UPF

Resumo


Abordagens práticas de ensino, como Learning by Doing, são fundamentais na formação acadêmica proposta por programas de mestrado profissional, os quais buscam a aplicação orientada para um campo de atuação profissional específico. O presente artigo relata a experiência, no âmbito de uma Fábrica de Software, realizada em uma disciplina do mestrado profissional em Computação Aplicada, promovendo a integração dos acadêmicos com processos de trabalho e problemas reais. As reflexões e indícios levantados apontam para o aumento da sinergia entre os grupos, o desenvolvimento da criatividade, capacidade de planejar entre outros. Foi válida e proveitosa a experiência como aplicação na prática docente e na formação discente.

Referências

Ahmad, M. O., Liukkunen, K. and Markkula, J. (abr 2014). Student perceptions and attitudes towards the software factory as a learning environment. In 2014 Global Engineering Education Conference (EDUCON). IEEE.

Bardin. L. (2005), Análise de conteúdo, Lisboa: Edições 70.

Borsoi, B. T. (1 jul 2008). Arquitetura de processo aplicada na integração de fábricas de software. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade de São Paulo.

Dewey, J. (2012), Democracy and education, Milton Keynes: Simon & Brown.

Fernandes, A. A., Teixeira, D. S. (2009), Fábrica de Software, São Paulo: Atlas.

Fuks, H., Pimentel, M. (2011), Sistemas colaborativos, Elsevier Brasil.

Karri, S. K. R. e Kode, S. (2011). Effectiveness of Learning by Doing Methodology in Training Programs. In 2011 11th International Conference on Advanced Learning Technologies. IEEE, p. 227-231.

Mansker, V., Fulks, R., Peters, B., Curtner, R. e Ogbeide, G.-C. (2016). Learning by Doing: A Case Study of Hospitality Students’ Learning Experience via Service Learning/Hands-on Experience. Tourism Travel and Research Association: Advancing Tourism Research Globally.

MEC, Ministério da Educação (2009). “Portaria Normativa no 17, de 28 de dezembro de 2009”. http://bit.ly/2sI53we.

Revans, R. W. (2011), ABC of action learning, New York: Gower.

Shank, R. C., Berman, T. R. e Macpherson, K. A. (2013). Learning by Doing. In: Reigeluth, C. M. Instructional-design Theories and Models: A New Paradigm of Instructional Theory. II ed. Evanston: Taylor & Francis. p. 161–181.
Publicado
18/10/2017
Como Citar

Selecione um Formato
BERNARDI, Tainara; ZANATTA, Alexandre; BEUX, Jucélia; BIDISKI, Daiana; BELLEI, Éricles. Learning by Doing em Fábrica de Software: Relato de uma Experiência no Mestrado Profissional em Computação Aplicada. In: ESCOLA REGIONAL DE ENGENHARIA DE SOFTWARE (ERES), 1. , 2017, Alegrete. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 203-212.