Uma abordagem para auxiliar estudantes com deficiência visual na modelagem de sistemas: um estudo piloto

  • Pedro de Azevedo UTFPR
  • Vinicius Vieira UTFPR
  • Alinne Souza UTFPR
  • Francisco Carlos Souza UTFPR

Resumo


Nos últimos anos houve um interesse crescente em tentar incluir pessoas com necessidades especiais nas atividades de Engenharia de Software, como programação e modelagem de sistemas. Nesse contexto, neste artigo é apresentada uma ferramenta chamada Blind Modeling system (B-Model), que visa auxiliar pessoas com deficiência visual na atividade de modelagem de sistema utilizando a Linguagem de Modelagem Unificada. Para viabilizar o uso da abordagem B-Model foi desenvolvida uma linguagem chamada Blind Modeling Language (BML) e implementado um protótipo. A BML foi avaliada com uma estudante deficiente visual e o protótipo foi avaliado por meio de um estudo piloto usando a especificação de requisitos de dois cenários diferentes realizada pela estudante deficiente visual para geração de diagramas de casos de uso. O resultado mostra a eficácia da B-Model, pois os diagramas gerados correspondem aos requisitos funcionais especificados utilizando a linguagem BML.

Palavras-chave: modelagem de sistema, inclusão, deficiente visual

Referências

Allen, J. (1995). Natural Language Understanding. Addison-Wesley, 15th edition.

Basili, V. R. and Weiss, D. M. (1986). A methodology for collecting valid software engineering data. IEEE Transactions on Software Engineering, 10(6):728–738.

Chomsky, N. (1956). Three models for the description of language. RE Transactions on Information Theory, 2(3):113–124.

Davis, F. D., Bagozzi, R. P., andWarshaw, R. P. (1989). User acceptance of computer technology: A comparison of two theoretical models. Manage. Sci., 35(8): 982–1003.

Doherty, B. and Cheng, B. H. C. (2015). UML modeling for visually-impaired persons. In Proceedings of the 1st International Workshop on Human Factors in - Modeling co-located with 18th International Conference on Model Driven Engineering Languages and Systems, pages 4–10.

Elallaoui, M., Nafil, K., and Touahni, R. (2018). Automatic transformation of user stories into uml use case diagrams using nlp techniques. Procedia Computer Science, 130:42–49.

Giroto, C. R. M., Poker, R. B., and Omote, S. (2012). As tecnologias nas práticas pedagógicas inclusivas. Editora Unesp, São Paulo.

Grillo, F. D. N. and de M. Fortes, R. P. (2014). Accessible modeling on the web: A case study. Procedia Computer Science, 27:460–470.

Harmain, H. M. and Gaizauskas, R. (2000). Cm-builder: an automated nl-based case tool. In Proceedings in 15th IEEE International Conference on Automated Software Engineering, pages 45–53.

IBGE (2010). Características Gerais da População, Religião e Pessoas com Deficiência. IBGE, Rio de Janeiro, RJ.

King, A., Blenkhorn, P., Crombie, D., Dijkstra, S., Evans, G., and Wood, J. (2004). Presenting uml software engineering diagrams to blind people. In Proceedings of the International Conference on Computers for Handicapped Persons, pages 522–529.

Konecki, M., Ivkovic, N., and Kaniski, M. (2016). Making programming education more accessible for visually impaired. In Proceedings of the 39th International Convention on Information and Communication Technology, Electronics and Microelectronics, MIPRO, pages 887–890.

Likert, R. (1932). A technique for the measurement of attitudes. Journal Archives of Psychology, 22(40):1–55.

Loitsch, C., Muller, K., Seifermann, S., Henß, J., Krach, S., and Stiefelhagen, G. J. R. (2018). UML4ALL syntax – a textual notation for UML diagrams. In Proceedings of the 16th International Conference on Computers Helping People with Special Needs, ICCHP’18, pages 598–605. Springer.

Owen, C. B., Coburn, S., and Castor, J. (2014). Teaching modern object-oriented programming to the blind: An instructor and student experience. In Proceedings of the 121st American Society for Engineering Education, ASSE’14, pages 1–13.

Pansanato, L. T. E., Bandeira, A. L. M., dos Santos, L. G., and do Prado Pereira, D. (2012). Projeto D4ALL: acesso e manipulação de diagramas por pessoas com deficiência visual. In Proceedings of the 11th Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems, IHC’12, pages 33–36.

Vieritz, H., Schilberg, D., and Jeschke, S. (2012). Access to uml diagrams with the HUTN. In Proceedings of the 14th International ACM Sigaccess Conference on Computers and Accessibility, ASSETS’12, pages 237–238.

Wohlin, C., Runeson, P., Host, M., Ohlsson, M. C., Regnell, B., and Wesslen, A. (2012). Experimentation in Software Engineering: An Introduction. Springer-Verlag Berlin Heidelberg, 1st edition.
Publicado
11/11/2020
Como Citar

Selecione um Formato
DE AZEVEDO, Pedro; VIEIRA, Vinicius; SOUZA, Alinne; SOUZA, Francisco Carlos. Uma abordagem para auxiliar estudantes com deficiência visual na modelagem de sistemas: um estudo piloto. In: ESCOLA REGIONAL DE ENGENHARIA DE SOFTWARE (ERES), 4. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 57-66. DOI: https://doi.org/10.5753/eres.2020.13716.