Evolução de uma Ferramenta Educacional de Gerenciamento de Projetos Usando Arquitetura Baseada em Serviços

  • Thiago Cardoso de Melo Araujo Universidade Federal do Pampa (Unipampa)
  • Matheus Boeira Dias Universidade Federal do Pampa (Unipampa)
  • Dionas Luan Müller Universidade Federal do Pampa (Unipampa)
  • Raul Nogueira Neves Universidade Federal do Pampa (Unipampa)
  • Fábio Basso Universidade Federal do Pampa (Unipampa)
  • Maicon Bernardino Universidade Federal do Pampa (Unipampa) https://orcid.org/0000-0003-2776-8020

Resumo


O Gerenciamento de Projeto é uma atividade essencial no desenvolvimento de software e a disponibilidade de ferramentas educacionais enriquece o processo de aprendizagem das melhores práticas. Foi conduzido um questionário, por meio da plataforma LimeSurvey para identificar aspectos do PMBOK e requisitos de usabilidade para serem corrigidos. 16 respondentes revelaram que algumas áreas de conhecimento não cobriam suficientemente o PMBOK®, além da necessidade de ajustes não funcionais. A ferramenta tem como objetivo auxiliar alunos e professores nesse processo através de um software educacional de GP, utilizando uma arquitetura baseada em serviços. Futuros trabalhos podem focar em aprofundar as melhorias da ferramenta, avaliando sua efetividade em configurações educacionais.

Referências

Cheung, A. K. L. (2014). Structured Questionnaires, pages 6399–6402. Springer

Dominguez, J. (2009). The curious case of the chaos report 2009. Project Smart.

Hood, D. J. and Hood, C. S. (2006). Teaching software project management using simulations. In 11th Annual SIGCSE Conference on Innovation and Technology in Computer Science Education, ITICSE ’06, pages 289–293, New York, NY, USA. ACM.

Kasunic, M. (2005). Designing an effective survey. Technical report, Carnegie-Mellon University, Software Engineering Institute (SEI), Pittsburgh, PA, USA.

Kerzner, H. (2017). Project management: a systems approach to planning, scheduling, and controlling. John Wiley & Sons.

Molléri, J. S., Gonzalez-Huerta, J., and Henningsson, K. (2018). A legacy game for project management in software engineering courses. In 3rd European Conference of Software Engineering Education, ECSEE’18, pages 72–76, NY, USA. ACM.

Muñoz-Escoí, F. D., de Juan-Marín, R., García-Escrivá, J.-R., González de Mendívil, J. R., and Bernabéu-Aubán, J. M. (2019). Cap theorem: Revision of its related consistency models. The Computer Journal, 62(6):943–960.

Nakamura, T., Taguchi, E., Hirose, D., Masahiro, I., and Takashima, A. (2011). Role-play training for project management education using a mentor agent. In IEEE/WIC/ACM International Conferences on Web Intelligence and Intelligent Agent Technology - Volume 03, WI-IAT ’11, pages 175–180, USA. IEEE.

Presser, S. and Schuman, H. (1980). The measurement of a middle position in attitude surveys. Public Opinion Quarterly, 44(1):70–85.

Project Management Institute (2016). The high cost of low performance:how will you improve business results? Pulse of the Profession: 8th Global PM Survey

Project Management Institute (2021). A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK® Guide). PMI, Newtown Square, PA, 7 edition.

Radujković, M. and Sjekavica, M. (2017). Project management success factors. Procedia engineering.

Ralph, P. (2018). Re-imagining a course in software project management. In 40th International Conference on Software Engineering: Software Engineering Education and Training, ICSE-SEET’18, pages 116–125, NY, USA. ACM.

Reynolds, C. (2020). The benefits of translating your website into other languages. [link].

Russell, J. A. (1980). A circumplex model of affect. Journal of Personality and Social Psychology, 39(6):1161

Shahin, M., Babar, M. A., and Zhu, L. (2017). Continuous integration, delivery and deployment: A systematic review on approaches, tools, challenges and practices. IEEE Access, 5:3909–3943.

Shull, F., Singer, J., and Sjøberg, D. I. (2007). Guide to advanced empirical software engineering. Springer.
Publicado
06/12/2023
DE MELO ARAUJO, Thiago Cardoso; DIAS, Matheus Boeira; MÜLLER, Dionas Luan; NEVES, Raul Nogueira; BASSO, Fábio; BERNARDINO, Maicon. Evolução de uma Ferramenta Educacional de Gerenciamento de Projetos Usando Arquitetura Baseada em Serviços. In: ESCOLA REGIONAL DE ENGENHARIA DE SOFTWARE (ERES), 7. , 2023, Maringá/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 31-40. DOI: https://doi.org/10.5753/eres.2023.237738.