Avaliação de um Software para o Ensino de Gerenciamento de Projetos com base no PMBOK: Um Grupo Focal
Resumo
O gerenciamento de projetos é uma atividade essencial nos tempos atuais, uma vez que mudanças ocorrem no cenário do mercado continuamente. Para o desenvolvimento de uma atividade tao importante, o uso de uma ferramenta atualizada e bem estruturada é indispensável. Pensando nisso, o presente estudo teve como objetivo analisar uma ferramenta de ensino de gerenciamento de projetos com base no PMBOK para, posteriormente, utilizar os dados coletados no aprimoramento da mesma. O principal propósito da pesquisa foi identificar quais aspectos da ferramenta estavam satisfatórios e quais necessitavam de melhorias. Para alcançar esse objetivo, foram conduzidos três grupos focais, os quais contribuíram para identificar pontos cruciais de aprimoramento na ferramenta, bem como as necessidades dos usuarios.
Referências
Bernardino, M., Abner, L., Pieva, L., Araujo, T., Dias, M., and Machado, R. (2022). Empirical Studies of an Educational Tool for Project Management Based on PMBOK Using Problem-Based Learning. In XXXVI Brazilian Symposium on Software Engineering, SBES’22, pages 168—-177. ACM
Bunchaft, A. and Gondim, S. (2009). Grupos focais na investigação qualitativa da identidade organizacional: exemplo de aplicação.
Chadli, S. Y., Idri, A., Ros, J. N., Fernandez-Alemán, J. L., de Gea, J. M. C., and Toval, A. (2016). Software project management tools in global software development: a systematic mapping study. SpringerPlus, 5:1–38.
Hasan, H. and Al-Hashimi, M. (2019). The impact of project management methodologies on project success.
Joslin, R. and Muller, R. (2015). Relationships between a project management methodology and project success in different project governance contexts. International journal of project management, 33(6):1377–1392.
Khan, K., Turner, J. R., and Maqsood, T. (2013). Factors that influence the success of public sector projects in pakistan. In Proceedings of IRNOP 2013 Conference, pages 17–19. BI Norwegian Business School Oslo.
Morgan, D. L. (2018). Basic and advanced focus groups. Sage Publications.
Muller, R. and Jugdev, K. (2022). A retrospective look at our evolving understanding of project success.
Oliveira, E. and Vasconcellos, P. (2022). Grupo focal em informática na educação: dialogo, conflito, consenso?
Project Management Institute (2017). A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK® Guide). PMI, 6th edition.
Project Management Institute (2021). A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK® Guide). PMI, 7th edition.
Ribeiro, I. and Pedron, C. (2017). Características do gerenciamento de projetos 2.0: um estudo exploratório.