Avaliação de um Software para o Ensino de Gerenciamento de Projetos com base no PMBOK: Um Grupo Focal

  • Raul Nogueira Neves Universidade Federal do Pampa (Unipampa)
  • Dionas Luan Müller Universidade Federal do Pampa (Unipampa)
  • Thiago Cardoso de Melo Araujo Universidade Federal do Pampa (Unipampa)
  • Matheus Boeira Dias Universidade Federal do Pampa (Unipampa)
  • Elder Rodrigues Universidade Federal do Pampa (Unipampa)
  • Maicon Bernardino Universidade Federal do Pampa (Unipampa) https://orcid.org/0000-0003-2776-8020

Resumo


O gerenciamento de projetos é uma atividade essencial nos tempos atuais, uma vez que mudanças ocorrem no cenário do mercado continuamente. Para o desenvolvimento de uma atividade tao importante, o uso de uma ferramenta atualizada e bem estruturada é indispensável. Pensando nisso, o presente estudo teve como objetivo analisar uma ferramenta de ensino de gerenciamento de projetos com base no PMBOK para, posteriormente, utilizar os dados coletados no aprimoramento da mesma. O principal propósito da pesquisa foi identificar quais aspectos da ferramenta estavam satisfatórios e quais necessitavam de melhorias. Para alcançar esse objetivo, foram conduzidos três grupos focais, os quais contribuíram para identificar pontos cruciais de aprimoramento na ferramenta, bem como as necessidades dos usuarios.

Referências

Abreu, N. and Baldanza, R. (2009). Os grupos focais on-line: das reflexões conceituais à aplicação em ambiente virtual.

Bernardino, M., Abner, L., Pieva, L., Araujo, T., Dias, M., and Machado, R. (2022). Empirical Studies of an Educational Tool for Project Management Based on PMBOK Using Problem-Based Learning. In XXXVI Brazilian Symposium on Software Engineering, SBES’22, pages 168—-177. ACM

Bunchaft, A. and Gondim, S. (2009). Grupos focais na investigação qualitativa da identidade organizacional: exemplo de aplicação.

Chadli, S. Y., Idri, A., Ros, J. N., Fernandez-Alemán, J. L., de Gea, J. M. C., and Toval, A. (2016). Software project management tools in global software development: a systematic mapping study. SpringerPlus, 5:1–38.

Hasan, H. and Al-Hashimi, M. (2019). The impact of project management methodologies on project success.

Joslin, R. and Muller, R. (2015). Relationships between a project management methodology and project success in different project governance contexts. International journal of project management, 33(6):1377–1392.

Khan, K., Turner, J. R., and Maqsood, T. (2013). Factors that influence the success of public sector projects in pakistan. In Proceedings of IRNOP 2013 Conference, pages 17–19. BI Norwegian Business School Oslo.

Morgan, D. L. (2018). Basic and advanced focus groups. Sage Publications.

Muller, R. and Jugdev, K. (2022). A retrospective look at our evolving understanding of project success.

Oliveira, E. and Vasconcellos, P. (2022). Grupo focal em informática na educação: dialogo, conflito, consenso?

Project Management Institute (2017). A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK® Guide). PMI, 6th edition.

Project Management Institute (2021). A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK® Guide). PMI, 7th edition.

Ribeiro, I. and Pedron, C. (2017). Características do gerenciamento de projetos 2.0: um estudo exploratório.
Publicado
06/12/2023
NEVES, Raul Nogueira; MÜLLER, Dionas Luan; DE MELO ARAUJO, Thiago Cardoso; DIAS, Matheus Boeira; RODRIGUES, Elder; BERNARDINO, Maicon. Avaliação de um Software para o Ensino de Gerenciamento de Projetos com base no PMBOK: Um Grupo Focal. In: ESCOLA REGIONAL DE ENGENHARIA DE SOFTWARE (ERES), 7. , 2023, Maringá/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 51-60. DOI: https://doi.org/10.5753/eres.2023.237743.