Investigando a viabilidade de uso do UX Curve na Avaliação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem

  • Marcelo Arrojo Universidade Federal do Pampa (Unipampa)
  • Lucas Carvalho Universidade Federal do Pampa (Unipampa)
  • Matheus D’Avila Universidade Federal do Pampa (Unipampa)
  • Williamson Silva Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Resumo


O uso de Ambientes Virtuais de Apoio à Aprendizagem (AVAs) tem crescido consideravelmente nos últimos tempos. Proporcionar uma experiência positiva nos AVAs é essencial para a aceitação e o envolvimento dos estudantes. No entanto, existem poucos métodos que auxiliam os engenheiros de software na avaliação da Experiência do Usuário (User eXperience - UX) nesse tipo de ambiente. Este artigo apresenta um estudo exploratório que tem como objetivo verificar a aplicabilidade e a viabilidade do uso do método UX Curve para avaliar a experiência dos usuários que utilizaram um AVA ao longo de um período preestabelecido. Os resultados destacaram que o método é de fácil aplicação, porém não auxilia explicitamente os usuários a relatarem os problemas de UX percebidos ao longo do uso do AVA.

Referências

Adedoyin, O. B. and Soykan, E. (2023). Covid-19 pandemic and online learning: the challenges and opportunities. Interactive learning environments, 31(2):863–875.

De Guzman, M. J. J., Ventayen, R. J. M., Doria, S. D., Pastor, C. K. L., and David, C. E. V. (2021). Usability evaluation of Microsoft Teams as an elearning platform for business administration students. ASEAN Journal of Open and Distance Learning, 13(1):42–52.

Kujala, S., Roto, V., Väänänen-Vainio-Mattila, K., Karapanos, E., and Sinnelä, A. (2011a). UX curve: A method for evaluating long-term user experience. Interacting with computers, 23(5):473–483.

Kujala, S., Roto, V., Väänänen-Vainio-Mattila, K., and Sinnelä, A. (2011b). Identifying hedonic factors in long-term user experience. In Proceedings of the 2011 Conference on Designing Pleasurable Products and Interfaces, pages 1–8.

Maslov, I., Nikou, S., and Hansen, P. (2021). Exploring user experience of learning management system. The International Journal of Information and Learning Technology, 38(4):344–363.

Nakamura, W., Marques, L., Rivero, L., Oliveira, E., and Conte, T. (2017a). Are generic UX evaluation techniques enough? a study on the UX evaluation of the Edmodo learning management system. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), volume 28, page 1007.

Nakamura, W. T., de Oliveira, E. H. T., and Conte, T. (2017b). Usability and user experience evaluation of learning management systems-a systematic mapping study. In International Conference on Enterprise Information Systems, volume 2, pages 97–108. Scitepress.

O’Brien, H. L. and Toms, E. G. (2008). What is user engagement? a conceptual framework for defining user engagement with technology. Journal of the American society for Information Science and Technology, 59(6):938–955.

Silva, D. P., Viana, D., and Rivero, L. (2017). Avaliando a experiência do usuário na utilização do sistema de gestão acadêmica–sigaa. In VI Encontro Acadêmico de Computação - EAComp, pages 1–6.

Vissers, J., De Bot, L., and Zaman, B. (2013). Memoline: evaluating long-term UX with children. In Proceedings of the 12th International Conference on Interaction Design and Children, pages 285–288.
Publicado
06/12/2023
ARROJO, Marcelo; CARVALHO, Lucas; D’AVILA, Matheus; SILVA, Williamson. Investigando a viabilidade de uso do UX Curve na Avaliação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem. In: ESCOLA REGIONAL DE ENGENHARIA DE SOFTWARE (ERES), 7. , 2023, Maringá/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 130-139. DOI: https://doi.org/10.5753/eres.2023.237767.