Gamificação no Ensino de Engenharia de Software: Guidelines para Apoio ao Professor

  • Julio B. Herculani Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Aline M. M. M. Amaral Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Thelma E. Colanzi Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Resumo


A gamificação é uma estratégia educacional promissora para aumentar o engajamento dos estudantes e melhorar a experiência de aprendizado. Essa estratégia é aplicável em vários contextos educacionais, incluindo Engenharia de Software (ES). Embora essa estratégia tenha demonstrado ser aplicável, a gamificacção ainda não é amplamente utilizada no contexto de ES. Neste trabalho, propusemos diretrizes para planejar e elaborar atividades gamificadas em ES. Também apresentamos uma validação inicial das diretrizes por meio de um estudo exploratório com seis professores de ES. Os resultados indicam que seguir essas diretrizes permite que os professores projetem e implementem atividades gamificadas de forma mais eficiente, levando a maior engajamento e melhores experiências de aprendizado.

Referências

(2023). [rep 2023] Repositorio - Gamificação no Ensino de Engenharia de Software: Guidelines para Apoio ao Professor. https://figshare.com/s/b7cb433e12cca24f93a8.

Alcará, A. R. and Guimarães, S. É. R. (2007). A instrumentalidade como uma estratégia motivacional. Psicologia Escolar e Educacional, 11:177–178.

Berkman, E. T. (2018). The neuroscience of goals and behavior change. Consulting Psychology Journal: Practice and Research, 70(1):28.

Bessa, B., Cunha, M., and Furtado, F. (2012). Engsoft: Ferramenta para simulação de ambientes reais para auxiliar o aprendizado baseado em problemas (pbl) no ensino de engenharia de software. In XX Workshop sobre Educação em Computação (WEI).

Brophy, J. (1999). Research on motivation in education: Past, present, and future. Advances in motivation and achievement: The role of context, 11:1–44.

de Jesus, G. M., Ferrari, F. C., de Paula Porto, D., and Fabbri, S. C. P. F. (2018). Gamification in software testing: A characterization study. In Proceedings of the III Brazilian Symposium on Systematic and Automated Software Testing, pages 39–48.

Deterding, S., Sicart, M., Nacke, L., O’Hara, K., and Dixon, D. (2011). Gamification. using game-design elements in non-gaming contexts. In CHI’11 extended abstracts on human factors in computing systems, pages 2425–2428. Association for Computing Machinery.

Dicheva, D., Dichev, C., Agre, G., and Angelova, G. (2015). Gamification in education: A systematic mapping study. Educational Technology Society, 18:75–88.

Hamari, J. and Eranti, V. (2011). Framework for designing and evaluating game achievements. In Digra conference, page 9966. Citeseer.

Hamari, J. and Tuunanen, J. (2014). Player types: A meta-synthesis. Transactions of the Digital Games Research Association, 1:29–53.

Kapp, K. M. (2012). The gamification of learning and instruction: game-based methods and strategies for training and education. John Wiley & Sons.

Lima, J. V., Júnior, M. d. M. A., Moya, A., Almeida, R., Anjos, P., Lencastre, M., Fagundes, R. A. d. A. F., and Alencar, F. (2019). As metodologias ativas e o ensino em engenharia de software: uma revisão sistemática da literatura. In Anais do XXV Workshop de Informatica na Escola, pages 1014–1023. SBC.

Marques, J. and Fook, K. (2022). Um modelo de ensino virtual de engenharia de software orientado por competências, times e projetos. In Anais do II Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, pages 99–108. SBC.

Mora, A., Riera, D., Gonzalez, C., and Arnedo-Moreno, J. (2015). A literature review of gamification design frameworks. In 2015 7th International Conference on Games and Virtual Worlds for Serious Applications (VS-Games), pages 1–8. IEEE.

Souza, M., Moreira, R., and Figueiredo, E. (2019). Students perception on the use of project-based learning in software engineering education. In Proceedings of the XXXIII Brazilian Symposium on Software Engineering, pages 537–546.

Toda, A. M., Klock, A. C., Oliveira, W., Palomino, P. T., Rodrigues, L., Shi, L., Bittencourt, I., Gasparini, I., Isotani, S., and Cristea, A. I. (2019). Analysing gamification elements in educational environments using an existing gamification taxonomy. Smart Learning Environments, 6(1):1–14.

Zichermann, G. and Cunningham, C. (2011). Gamification by design: Implementing game mechanics in web and mobile apps. ”O’Reilly Media, Inc.”.
Publicado
06/12/2023
Como Citar

Selecione um Formato
HERCULANI, Julio B.; AMARAL, Aline M. M. M.; COLANZI, Thelma E.. Gamificação no Ensino de Engenharia de Software: Guidelines para Apoio ao Professor. In: ESCOLA REGIONAL DE ENGENHARIA DE SOFTWARE (ERES), 7. , 2023, Maringá/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 258-267. DOI: https://doi.org/10.5753/eres.2023.237433.