Elicitação, Priorização e Validação de Requisitos de uma Ferramenta para Gerenciar Programas e Projetos de Extensão Universitária: um Estudo de Levantamento

  • Igor Dalepiane Universidade Federal do Pampa (Unipampa)
  • Lucas Fell Universidade Federal do Pampa (Unipampa)
  • Williamson Silva Universidade Federal do Pampa (Unipampa)
  • Maicon Bernardino Universidade Federal do Pampa (Unipampa) https://orcid.org/0000-0003-2776-8020

Resumo


De acordo com a Resolução Nº 7/2018 do Conselho Nacional de Educação (CNE), a curricularização da extensão se tornou um requisito obrigatório a partir de 2023, o que implica que todos os cursos de graduação são obrigados a destinar 10% da carga horária do currículo para atividades de extensão. O objetivo deste estudo é validar e priorizar os Requisitos de Software (RS), anteriormente elicitados por meio de uma revisão na literatura cinza, de acordo com a importância e, simultaneamente, permitir que os respondentes ofereçam sugestões de novos RS ou ideias. Para alcançar esse objetivo, foi realizado um estudo de levantamento com potenciais usuários do sistema que fazem parte da comunidade acadêmica. Com os resultados obtidos dos 123 respondentes, criamos uma lista priorizada de RS juntamente com novos RS elucidados. A abordagem adotada no levantamento mostrou-se satisfatória para o processo de elicitação, priorização e validação dos RS para o domínio do problema.

Referências

Dimitrijević, S., Jovanović, J., and Devedžić, V. (2015). A comparative study of software tools for user story management. Inf. and Sof. Technology, 57:352–368.

FOREXT (2013). Referenciais para a construção de uma Política Nacional de Extensão nas ICES. In UNIVALI, E., editor, XX Encontro Nacional de Extensão e Ação Comunitária das Universidades e Instituições Comunitárias, page 64. UNIVALI.

FORPROEX (2012). Política Nacional de Extensão Universitária. In Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras, page 41.

Forza, C. (2002). Survey research in operations management: a process-based perspective. Operations and Production Management, 22:152–194.

Kasunic, M. (2005). Designing an Effective Survey. Technical report, Carnegie-Mellon Univ Pittsburgh PA Software Engineering Inst.

Linåker, J., Sulaman, S., Höst, M., and de Mello, R. (2015). Guidelines for conducting surveys in software engineering. Technical report, Lund University.

MEC/CNE/CES (2018). Ministério da Educação / Conselho Nacional de Educação / Câmara de Educação Superior. Resolução Nº 7, de 18 de dezembro de 2018.

Molléri, J. S., Petersen, K., and Mendes, E. (2020). An empirically evaluated checklist for surveys in software engineering. Inf. and Sof. Technology, 119:106240.

PROEXT (2021a). Resolução CONSUNI Nº 317. Regulamenta a inserção das atividades de extensão nos cursos de graduação, presencial e a distância. UNIPAMPA.

PROEXT (2021b). Resolução CONSUNI Nº 332. Institui as Normas para Atividades de Extensão e Cultura. UNIPAMPA.

Rea, L. M. and Parker, R. A. (2005). Designing and conducting survey research: a comprehensive guide. San Francisco: Jossey-Bass Publishers, 3 edition.

Sellou, L., Harrison, T., and Rivett, A. (2011). The many positive impacts of participating in outreach activities on postgraduate students. New Directions in the Teaching of Physical Sciences, (7):13–18.

Waters, K. (2009). Prioritization using MoSCoW. Agile Planning, 12:31.
Publicado
06/12/2023
DALEPIANE, Igor; FELL, Lucas; SILVA, Williamson; BERNARDINO, Maicon. Elicitação, Priorização e Validação de Requisitos de uma Ferramenta para Gerenciar Programas e Projetos de Extensão Universitária: um Estudo de Levantamento. In: ESCOLA REGIONAL DE ENGENHARIA DE SOFTWARE (ERES), 7. , 2023, Maringá/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 268-277. DOI: https://doi.org/10.5753/eres.2023.237746.