MS Planner: Um Software para Elaboração de Plano de Estudos Sensível ao Contexto de Estudantes da Pós-graduação
Resumo
A evasão está presente na pós-graduação, sendo a falta de tempo um dos principais motivos, normalmente relacionada a dificuldade em organizar-se para os estudos. Para isso, o discente deve planejar suas atividades acadêmicas, predizendo as atividades que devem ser realizadas ao longo do curso de pós-graduação. Para apoiar o discente na elaboração de seu plano de estudos, apresentamos o MS Planner, o qual usa a Programação Dinâmica e Ciência de Contexto para resolver o Problema do Mestrando, uma especialização do Problema da Mochila 0/1. Como avaliação preliminar, mapeamos informações contextuais de discentes de um mestrado e elaboramos seus planos de estudos, os quais foram considerados adequados aos perfis dos discentes.
Referências
Coelho, M. d. L. (2002). A evasão nos cursos de formação continuada de professores universitários na modalidade de educação a distância via internet. Universidade Federal de Minas Gerais.
COMARELLA, R. L. (2009). Educação superior a distância: evasão discente. 2006. Retirado de: [link].
Cormen, T. H. (2012). Algoritmos: teoria e prática. Elsevier, Rio de Janeiro, RJ, Third edition. xvi, 926 p. ISBN 9788535236996.
Da Silva, J. P. S., Pimenta, M. S., Ecar, M., Giordano, D. M., Chagas, J., Otokovieski, M., Dias, B. D. A., and Forrati, S. M. (2023). Towards a framework for self-adaptive systems conceptual modeling. In Proceedings of the XIX Brazilian Symposium on Information Systems, pages 325–331.
Dey, A. K. (2001). Understanding and using context. Personal and ubiquitous computing, 5(1):4–7.
Fernandes, E. F., Pacheco, A. S. V., Silva, F. C. d., Cabral, T. L. d. O., and Azevedo, V. S. C. d. (2017). Panorama do fenômeno da evasão discente na pós-graduação: uma análise a partir do geocapes.
Frankola, K. (2001). Why online learners drop out. [link].
Hossain, M. A., Atrey, P. K., and El Saddik, A. (2008). Gain-based selection of ambient media services in pervasive environments. Mobile Networks and Applications, 13:599–613.
Kahng, A. B., Kang, S., Kumar, R., and Sartori, J. (2012). Enhancing the efficiency of energy-constrained dvfs designs. IEEE Transactions on Very Large Scale Integration (VLSI) Systems, 21(10):1769–1782.
LONGO, C. R. J. (2009). A ead na pós-graduação. Educação à distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson, pages 215–222.
Magalhaes, A. M. S. and Real, G. C. M. (2020). A evasão no contexto da expansão da pós-graduação stricto sensu: uma discussão necessária. Perspectiva, 38(2):1–18.
Miyazawa, F. K. (2017). Otimização combinatória. Instituto de Computação, Universidade Estadual de Campinas. Acesso em 14 out. 2022. Disponível em: [link].
Neves, Y. P. d. C. et al. (2006). Evasão nos cursos a distância: curso de extensão tv na escola e os desafios de hoje.
Oliveira, P. R. d., Oesterreich, S. A., and Almeida, V. L. d. (2017). Evasão na pós-graduação a distância: evidências de um estudo no interior do brasil1. Educação e Pesquisa, 44.
Pacheco, A. S. V. (2007). Evasão: análise da realidade do curso de graduação a distância da universidade federal de santa catarina.
Perkins, M. (2001). Digital natives, digital immigrants part 1. Horizon, 9(5):1–6.
Ramminger, S. (2006). Do encontro ao desencontro: Fatores relacionados a procura de cursos ead em psicologia e a posterior evasão.
Semiari, O., Saad, W., and Bennis, M. (2017). Joint millimeter wave and microwave resources allocation in cellular networks with dual-mode base stations. IEEE Transactions on Wireless Communications, 16(7):4802–4816.
SIHLER, A. P. and FERREIRA, S. M. B. (2011). A afetividade mediada por meio da interação na modalidade a distância como fator preponderante para a diminuição da evasão. In CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, volume 17.
Skiena, S. S. (2008). The Algorithm Design Manual. Springer, second edition
Tristão, A. C. L., Storb, B. H., Buendgens, F. B., Farias, M. R., Rech, N., and Diehl, E. E. (2018). Evasão em um curso de pós-graduação a distância: perfil dos estudantes do curso de gestao da assistência farmacêutica. ANAIS CIAED.
Wei, K., Dong, M., Ota, K., and Xu, K. (2014). Camf: Context-aware message forwarding in mobile social networks. IEEE Transactions on Parallel and Distributed Systems, 26(8):2178–2187.
Wu, D., Arkhipov, D. I., Przepiorka, T., Li, Y., Guo, B., and Liu, Q. (2017). From intermittent to ubiquitous: Enhancing mobile access to online social networks with opportunistic optimization. Proceedings of the ACM on IMWUT, 1(3):1–32.
Zhao, X., Yuan, P., Tang, S., et al. (2018). Collaborative edge caching in context-aware device-to-device networks. IEEE Transactions on Vehicular Technology, 67(10):9583–9596.