Democratização do uso de Big Data: um relato de experiência em empresa de grande porte do ramo varejista

  • Almir J. Kania Jr. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Alinne C. Corrêa Souza Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Resumo


Com a evolução exponencial da tecnologia, em especial na área de dados, se faz necessária a adaptação das empresas para gerar diferenciais competitivos com a utilização de seus dados disponíveis, com base em uma estratégia de Big Data bem definida. Com a escassez de profissionais da área no mercado, o objetivo de medir a democratização do acesso e o repasse do conhecimento sobre Big Data para os colaboradores de empresa varejista de grande porte se mostrou eficiente nesse relato de experiência, com mais de 200 mil acessos em dashboards e mais de 1.500 treinamentos realizados no departamento comercial em dois anos.

Referências

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Publicado
06/12/2023
KANIA JR., Almir J.; SOUZA, Alinne C. Corrêa. Democratização do uso de Big Data: um relato de experiência em empresa de grande porte do ramo varejista. In: ESCOLA REGIONAL DE ENGENHARIA DE SOFTWARE (ERES), 7. , 2023, Maringá/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 318-327. DOI: https://doi.org/10.5753/eres.2023.237800.