Avaliação de Assistentes Virtuais Baseados em Inteligência Artificial para Simulações de Atendimento Psicológico

  • Bruno Zanquetta SESI
  • Matheus V. M. de Oliveira SESI
  • Leandro R. de Oliveira SESI
  • Marcos E. Cintra UFES
  • Aline F. Campagna Fernandes UFERSA

Resumo


Este trabalho enfoca os assistentes virtuais, ou chatbots, para saúde mental que simulam um atendimento psicoterapêutico. Eles se baseiam nos Mo-delos de Linguagem de Grande Escala, como o ChatGPT, e são treinados com dados de seções reais de terapia. Eles têm sido amplamente adotados por seu custo, facilidade de acesso, disponibilidade, anonimato e outros aspectos que os tornam uma alternativa a um psicólogo. São apresentadas suas bases teóri-cas e uma revisão da literatura de trabalhos sobre sua criação, avaliação e objetivos específicos. São discutidos os aspectos positivos e suas limitações. Por fim, são detalhados sete aplicativos selecionados de acordo com sua populari-dade, objetivos, facilidades de uso e avaliações de usuários.

Referências

Bill, D., Eriksson, T. (2023). “Fine-tuning a LLM using Reinforcement Learning from Human Feedback for a Therapy Chatbot Application”. Trab. conclusão de curso. Escola de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação. Instituto Real de Tecnologia.

Coghlan, S., Leins, K., Sheldrick, S., D’Alfonso, S. (2023). “To chat or bot to chat: Ethical issues with using chatbots in mental health”. Digital Health. 9: 11.

Cooper, J. O., Heron, T. E., Heward, W. L. (2020) “Applied Behavior Analysis”. Pearson.

Demontis, E., Lorena, G., Merlin, F., Basso, A., Chiavarino, C. (2021). “Chatbots for the clinical training of psychologists”. Tec., Mind, and Behavior. TMS Proceedings 2021.

Dokukina, I., Gumanova, J. (2020) “The rise of chatbots – new personal assistants in foreign language learning”. Procedia Computer Science, v. 169, p. 542–546, 2020.

Faceli, K., Lorena, A. C., Gama, J., Almeida, T. A., & de Carvalho, A. C. P. L. F. (2021).

“Inteligência Artificial: Uma Abordagem de Aprendizado de Máquina” (2ª ed.). LTC.

Jurafsky, D., Martin, J. H. (2008). Speech and Language Processing: An Intro. to Nat.

Lang. Processing, Computational Linguistics, and Speech Recognition. Prentice Hall.

Lin, S. et al. (2023) “Empathy-Based communication Framework for Chatbots: A Mental Health Chatbot Application and Evaluation”. In: Proc. 11th Int. Conf. on HumanAgent Interaction. Association for Computing Machinery.

Lorena, G., Demontis, E. (2023) “Autonomous Systems for education: use of chatbots for psychologists training”. Duazary, v. 20, p. 9.

Maroengsit, W. et al (2019). A Survey on Evaluation Methods for Chatbots. Proc.7th Int. Conf. on Information and Education Technology, 111–119.

Matthews, P. (2024) ‘Empathic’ Mental Health Chatbots. [link], Acesso em agosto de 2024.

Morrison, J. Q., Puzio, H. (2017). “Utilization of virtual simulation and other technologybased educational tools in school psychology training programs”. Contemporary School Psychology, v. 21, n. 3, p. 287-295.

Organização Pan-Americana da Saúde (2022). OMS destaca necessidade urgente de transformar a saúde mental e a atenção. [link], Acesso: ago. 2024.

Palanica, A. et al. (2019) “Physicians’ Perceptions of Chatbots in Health Care: Cross-Sectional Web-Based Survey”. J. Med. Internet Res. 21, e12887.

Park, S. et al. (2019). “Designing a Chatbot for a Brief Motivational Interview on Stress Management: Qualitative Case Study”. J. Medical Internet Research 21, e12231.

Rojewska, K. et al (2022). “Natural Language Processing and Machine Learning Supporting the Work of a Psychologist and Its Evaluation on the Example of Support for Psychological Diagnosis of Anorexia”. Applied Sciences 12, 4702.

Romero Velázquez, M., Casadevante de la Fuente, C., Montoro, H., (2020). Cómo Construir um Psicólogo-chatbot. Papeles del Psicólogo - Psychologist Papers, 41.

Rooney, Anne (2016). A história da psicologia. São Paulo: M Book.

Shan, Y., Zhang, J., Li, Z., Feng, Y., & Zhou, J. (2022). Mental Health Assessment for the Chatbots. ArXiv, abs/2201.05382.

Shevat, A. (2017) Designing Bots: Creating Conversational Experiences. O'Reilly Media.

Svikhnushina, E., Pu, P. (2023) “Approximating Online Human Evaluation of Social Chatbots with Prompting”. ArXiv, abs/2304.05253v1.

Tidy, J. (2024) “No divã com IA: os jovens que fazem terapia com bots de IA”. [link], Acesso em agosto de 2024.

Woebot Health (2024). AI Core Principles. [link], Acesso em julho de 2024.

WHO (2020). The World Health Report: Mental Health Atlas 2020. [link], Acesso em junho de 2024.
Publicado
17/10/2024
ZANQUETTA, Bruno; OLIVEIRA, Matheus V. M. de; OLIVEIRA, Leandro R. de; CINTRA, Marcos E.; FERNANDES, Aline F. Campagna. Avaliação de Assistentes Virtuais Baseados em Inteligência Artificial para Simulações de Atendimento Psicológico. In: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA DO ESPÍRITO SANTO, 9. , 2024, Vitória/ES. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 61-70. DOI: https://doi.org/10.5753/eries.2024.244414.