Simulação de Mapa de Estresse de Sala de Aula

  • Victor A. C. Coelho UFG
  • Vinicius S. Patto UFG

Resumo


Este trabalho propõe uma modelagem para a dinâmica do estresse de uma sala de aula (ensino fundamental e médio), que pode ser visualizada a partir dos mapas de estresse gerados. Para construir essa dinâmica, foram considerados fatores geradores de estresse internos e ambientais, presentes na literatura. O modelo foi implementado usando o paradigma de Sistemas Multiagentes. Foram realizadas 20 simulações para cada um dos 5 cenários (configurações de turmas) propostos, que variaram de acordo com a forma de dispor os alunos em sala; verificou-se que essas variações possuem influências na dinâmica do estresse. Pelos resultados encontrados, entende-se que este trabalho possui potencial considerável para se tornar base para estudos relacionados mais amplos, envolvendo equipes multidisciplinares compostas por pedagogos, psicólogos, psiquiatras e profissionais afins.

Palavras-chave: Multi-Agent simulation, education, bullying, stress, class arrange- ment, stress modeling

Referências

[Borum et al. 2010] Borum, R., Cornell, D. G., Modzeleski, W., and Jimerson, S. R. (2010). What can be done about school shootings?: A review of the evidence. Educational Researcher, 39(1):27–37.

[Centeio 2015] Centeio, E. (2015). Understanding stress and aggression behaviors among urban youth. Journal of Yoga & Physical Therapy, 05.

[da Língua Portuguesa 2019] da L´ıngua Portuguesa, M. D. B. (2019). Michaelis. Dispon´ıvel em: http://michaelis.uol.com.br/. Acesso em: 07 de jul. de 2019.

[de Fereira 2019] de Fereira, A. B. H. (2019). Diciona´rio aure´lio online. Dispon´ıvel em: https://dicionariodoaurelio.com/. Acesso em: 07 de jul. de 2019.

[G1-Globo 2019] G1-Globo (2019). Realengo, Janaúba e outros:episódios de ataques em escolas no brasil. Disponível em:https://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/noticia/2019/03/13/episodios-de-ataques-em-escolas-no-brasil.ghtml. Acesso em: 17 de jun. de 2019.

[Guardian 2019] Guardian, T. (2019). 2018 is worst year on record for gun violence in schools.Disponível em: https://www.theguardian.com/us-news/2018/dec/09/sandy-hook-promise-gun-violence-school-shooting-report-2018. Acesso em: 17 de jun. de 2019.

[Hong et al. 2011] Hong, J. S., Cho, H., Allen-Meares, P., and Espelage, D. L. (2011). The social ecology of the columbine high school shootings. Children and Youth Services Review, 33(6):861 – 868.

[Joe¨ls et al. 2006] Joe¨ls, M., Pu, Z., Wiegert, O., Oitzl, M. S., and Krugers, H. J. (2006). Learning under stress: how does it work? Trends in Cognitive Sciences, 10(4):152 – 158.

[Kosheleva et al. 2015] Kosheleva, E. Y., Amarnor, A. J., and Chernobilsky, E. (2015). Stress factors among international and domestic students in russia. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 200:460 – 466. The XXVI Annual International Academic Conference, Language and Culture, 27–30 October 2015.

[Lazarus 1990] Lazarus, R. S. (1990). Theory-based stress measurement. Psychological Inquiry, 1(1):3–13.

[Mar´ıa et al. 2018] Mar´ıa, G. A.-G., la Roca-Chiapas Jose´, M. D., Alicia, Z.-B., Antonio, E.

R. C., Vero´nica, R. P., Charles, D. S. R., and Keneth, N. (2018). Stress in high school students: A descriptive study. Journal of Cognitive Behavioral Therapy, 1(1):1 – 10.

[Paolini 2015] Paolini, A. (2015). School shootings and student mental health: Role of the school counselor in mitigating violence. VISTAS Online.

[Pena and Reis 1997] Pena, L. and Reis, D. (1997). Student stress and quality of education.

Revista de Administrac¸a˜o de Empresas, 37:16–27.

[Piko et al. 2017] Piko, B. F., Prievara, D. K., and Mellor, D. (2017). Aggressive and stres- sed? youth’s aggressive behaviors in light of their internet use, sensation seeking, stress and social feelings. Children and Youth Services Review, 77:55 – 61.

[Resnick and Zarracina 2018] Resnick, B. and Zarracina, J. (2018). This car- toon explains why predicting a mass shooting is impossible. Dispon´ıvel em: https://www.vox.com/science-and-health/2018/2/22/17041080/predict-mass-shooting-warning-sign-research. Acesso em: 07 de jul. de 2019.

[Robotham 2008] Robotham, D. (2008). Stress among higher education students: Towards a research agenda. Higher Education, 56:735–746.

[Sripongwiwat et al. 2018] Sripongwiwat, S., Bunterm, T., and Tang, K. N. (2018). An investigation of learning stressors among secondary school students: A case study in northeast thailand. Kasetsart Journal of Social Sciences, 39(2):197 – 206.

[Wahab et al. 2013] Wahab, S., Abd Rahman, F., Muhammad Hafiz Wan Hasan, W., Zu- laikha Zamani, I., Che Arbaiei, N., Ling Khor, S., and Azmawati, M. (2013). Stressors in secondary boarding school students: Association with stress, anxiety and depressive symptoms. Asia-Pacific Psychiatry, 5.

[Wood et al. 2012] Wood, D., P Shonkoff, J., and Garner, A. (2012). The lifelong effects of early childhood adversity and toxic stress. Newsletter. American Academy of Pedi- atrics, 129:e232–e247.

[Yusoff and Ibrahim 2010] Yusoff, M. S. B. and Ibrahim, M. (2010). The secondary school stressor questionnaire (3sq): Its validity and reliability in identifying stressor among adolescents in secondary school.
Publicado
22/11/2019
Como Citar

Selecione um Formato
COELHO, Victor A. C.; PATTO, Vinicius S.. Simulação de Mapa de Estresse de Sala de Aula. In: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA DE GOIÁS (ERI-GO), 7. , 2019, Goiânia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 47-60.