Sentimentos em Sequências de Ações para Mensuração da Capacidade de Mobilização dentro de Perfis de Instituições Públicas de Ensino no Twitter

  • Guilherme Augusto da Silva Ferreira IFG
  • Alan Keller Gomes IFG

Resumo


Neste artigo, sob a luz das teorias de Pierre Bourdieu, a análise de sentimentos é combinada com o aprendizado de sequências de ações para medir a capacidade de mobilização contida nos perfis de instituições públicas de ensino no Twitter. Os resultados mostram que a capacidade (ou incapacidade) de mobilização é independente do tamanho da rede de conexões (número de seguidores), corroborando com as teorias de Bourdieu. Além disso, é apresentado um indicador da capacidade de mobilização que leva em conta o número de interações sociais (tweets) de cada perfil.

Palavras-chave: Teorias de Pierre Bourdieu, análise de sentimentos, aprendizado de sequências, Twitter, rede de conexões

Referências

Agrawal, R. and Srikant, R. (1995). Mining sequential patterns. In Proc. of the Inter.

Conf. on Data Engineering (ICDE ’95), pages 3–14. IEEE Computer Society.

Benevenuto, F., Araújo, M., and Ribeiro, F. (2015). Sentiment analysis methods for social media. In Proc. of Brazi. Symposium on Multimedia and the Web, WebMedia 2015, pages 11–11, New York, NY, USA. ACM.

Bourdieu, P. (1977). A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva. Bourdieu, P. (1981). Men and machines. In Advances in Social Theory and Methodology,

pages 304–317. Rout. & Keg. Paul, Boston.

Bourdieu, P. (1986). The forms of capital. In Handbook of Theory and Research for the Sociology of Education, pages 241–258. Greenwood Press, New York.

Bourdieu, P., Passeron, J.-C., and Nice, R. (1977). Education, society and culture. Trans. Richard Nice. London: SAGE Pub.

Bourdieu, P., Thompson, J., Raymond, G., and Adamson, M. (1991). Language and Symbolic Power. Social theory. Harvard University Press.

Ignatow, G. and Robinson, L. (2017). Pierre bourdieu: theorizing the digital. Infor., Commun. & Society, 20(7):950–966.

Kansaon, D., Brandão, M., and Pinto, S. (2019). Análise de algoritmos de classificação para detecção de emoções em tweets em português brasileiro. iSys - Revista Brasileira de Sistemas de Informação , 12(3).

Kimball, R. and Ross, M. (2002). The Data Warehouse Toolkit: The Complete Guide to Dimensional Modeling. John Wiley & Sons, Inc., New York, NY, USA.

Lindgren, S. and Lundström, R. (2011). Pirate culture and hacktivist mobilization: The cultural and social protocols of #wikileaks on twitter. New Media & Society, 13(6):999–1018.

Murthy, D. (2015). Twitter and elections: are tweets, predictive, reactive, or a form of buzz? Information, Communication & Society, 18(7):816–831.

Nasukawa, T. and Yi, J. (2003). Sentiment analysis: Capturing favorability using na- tural language processing. In Proceedings of the 2Nd International Conference on Knowledge Capture, K-CAP ’03, pages 70–77, New York, NY, USA. ACM.

Neethu, M. and Rajasree, R. (2013). Sentiment analysis in twitter using machine learning techniques. In 2013 Fourth International Conference on Computing, Communications and Networking Technologies (ICCCNT), pages 1–5. IEEE.

Neri, F., Aliprandi, C., Capeci, F., Cuadros, M., and By, T. (2012). Sentiment analysis on social media. In 2012 IEEE/ACM International Conference on Advances in Social Networks Analysis and Mining, pages 919–926.

Page, R. (2012). The linguistics of self-branding and micro-celebrity in twitter: The role of hashtags. Discourse & Communication, 6(2):181–201.

Pennacchiotti, M. and Popescu, A.-M. (2011). A machine learning approach to twitter user classification. In Fifth Inter. AAAI Conference on Weblogs and Social Media.

Recuero, R. (2015). Discutindo análise de conteúdo como método: o #diadaconsciencia- negra no twitter. Cadernos de Estudos Lingüísticos, 56(2):289–309.

Recuero, R., Zago, G., and Bastos, M. T. (2014). O discurso dos #protestosbr: análise de conteúdo do twitter. Galáxia (São Paulo), 14(28):199–216.

Ribeiro, A. P. and Silva, N. F. F. (2018). Um estudo comparativo sobre métodos de análise de sentimentos em tweets. Revista de Sistemas de Informação da FSMA, 1(22):35–48.

Santos, F. C. and Cypriano, C. P. (2014). Redes sociais, redes de sociabilidade. Revista Brasileira de Ciências Sociais, 29:63–78.

Santos, F. C. d. and Cypriano, C. P. (2011). Blogs e wikis: duas formas de colaboração em redes sociais. Revista Ciência em Movimento, 13:07 – 19.

Skinner, B. F. (1953). Science and Human Behavior. New York: Macmillan.

Sterne, J. (2003). Bourdieu, technique and technology. Cultural Studies, 17:367–389.
Publicado
22/11/2019
Como Citar

Selecione um Formato
FERREIRA, Guilherme Augusto da Silva; GOMES, Alan Keller . Sentimentos em Sequências de Ações para Mensuração da Capacidade de Mobilização dentro de Perfis de Instituições Públicas de Ensino no Twitter. In: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA DE GOIÁS (ERI-GO), 7. , 2019, Goiânia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 341-350.