LAZE - Um poderoso analisador de logs do Squid
Resumo
Este artigo descreve o desenvolvimento de uma ferramenta de análise de logs gerados através do software Squid, chamada LAZE, que busca apresentar informações úteis, a partir de relatórios e gráficos, aos gestores de redes em ambiente empresarial ou organizacional. Ainda, procurou-se identificar limitações e ausência de recursos em ferramentas similares, procurando-se suprir limitações advindas da necessidade de controle de requisições web realizadas pelos usuários. Este artigo também busca descrever os problemas encontrados para a obtenção e gerência de uma grande quantidade de logs e seu tratamento em um banco de dados relacional.
Referências
Groups, G. (2013). Sarg x lightsquid no pfsense. https://groups.google.com/ forum/#!topic/oesc-livre/id8s9OEzW9s. Abril. Inmon, W. H. (2005). Building the Data Warehouse. Wiley, 4 edition.
Jeffries, A. (2015). Feature: Customizable log formats. https://wiki. squid-cache.org/Features/LogFormat. Abril.
Kurose, J. F., R. K. W. (2013). Redes de Computadores e a Internet: Uma abordagem top-down. Pearson Education do Brasil Ltda., 6 edition.
Meier, A. M. (2008). Sarg, o dedo-duro amigo do administrador. http: //www.linuxnewmedia.com.br/images/uploads/pdf_aberto/ LM44_pag60-63.pdf. Abril.
Sommerville, I. (2011). Engenharia de Software. Pearson Prentice Hall, 9 edition.
Sourceforge (2019). Mysql squid access report. https://sourceforge.net/ projects/mysar/support. Abril.
Squid-Cache (2007). About squid. http://www.squid-cache.org/Intro/. Abril.
Visolve (2002). Trans caching. https://www.visolve.com/squid/ whitepapers/trans_caching.html. Abril.
Wessels, D. (2004). Squid: The Definitive Guide. O’Reilly Media, 1 edition.