Uma Comparação dos Dados da Ferramenta Zabbix com a Percepção dos Usuários da Rede no Instituto Federal Catarinense - Campus Avançado Sombrio

  • Liliana Colares IFC-CAS
  • Matheus Braga IFC-CAS
  • Victor Martins de Sousa IFC-CAS
  • Diuliana da Rosa IFC-CAS

Resumo


Este trabalho apresenta uma análise da percepção dos usuários em relação à rede de computadores do Instituto Federal Catarinense - Campus Avançado Sombrio. As principais questões abordadas foram com o intuito de levantar o período do dia com maior fluxo de dados, verificar se existe lentidão no uso da rede e em quais horários os usuários percebem este problema. A pesquisa se deu com base em um questionário aplicado aos usuários, realizando uma comparação entre as respostas e os gráficos da ferramenta de monitoramento Zabbix. Os usuários analisados estudam no turno da noite e através do comparativo foi possível perceber que existe um alto índice de acesso à Internet no período noturno.

Palavras-chave: Especificação, validação e verificação de redes, Medição e monitoração de redes, Projeto e análise de redes

Referências

Black, T. L. (2008). Comparação de ferramentas de gerenciamento de redes.

Forouzan, B. A. (2009). Comunicação de dados e redes de computadores. AMGH Editora.

De Franceschi, A. S. M., Barreto, J. M., & Roisenberg, M. (2000). Desenvolvimento de Agentes Autônomos em gerência de Redes de Computadores. XVIII Simpósio Brasileiro de Telecomunicações, Gramado.

Franciscatto, R., Cristo, F. D., Perlin T. Redes de Computadores. Rede E-tec Brasil.

Gomes, J. C., & Pizolato, R. P. (2018). Monitoramento da rede acadêmica do UNIFAFIBE e suas soluções.

Horst, A. S., dos Santos Pires, A., & Déo, A. L. B. (2015). De A a Zabbix: Aprenda a monitorar e gerenciar aplicações e equipamentos de redes com o Zabbix. Novatec Editora.

Lima, J. D. R. (2014). Monitoramento de Redes com Zabbix: Monitore a saúde dos servidores e equipamentos de rede. Brasport.

Leonhardt, M. D. (2005). Doroty: um chatterbot para treinamento de profissionais atuantes no gerenciamento de redes de computadores.

ZABBIX. Zabbix: Site Oficial. [s.l]: Zabbix, 2019, de https://www.zabbix.com/.
Publicado
16/09/2019
Como Citar

Selecione um Formato
COLARES, Liliana; BRAGA, Matheus; DE SOUSA, Victor Martins; DA ROSA, Diuliana. Uma Comparação dos Dados da Ferramenta Zabbix com a Percepção dos Usuários da Rede no Instituto Federal Catarinense - Campus Avançado Sombrio. In: ESCOLA REGIONAL DE REDES DE COMPUTADORES (ERRC), 17. , 2019, Alegrete. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 105-111. DOI: https://doi.org/10.5753/errc.2019.9218.