Uma Investigação sob a Percepção dos Usuários no Desempenho da Rede no IFC - Campus Avançado Sombrio

  • Diuliana de Matos da Rosa IFC-CAS
  • Liliana Colares IFC-CAS
  • Matheus Braga IFC-CAS
  • Victor Martins de Sousa IFC-CAS

Resumo


Este trabalho busca realizar um levantamento e análise, a partir da percepção dos usuários de uma instituição de ensino, em relação ao desempenho da rede ao passo que estes são os mais utilizadores do acesso à Internet. A análise se deu através de um questionário preliminar comparando uma rede cabeada com uma rede sem fio. Com base nos resultados, foi analisado que mesmo a Internet sem fio apresentando maior lentidão, os entrevistados consideram a Internet na instituição satisfatória.

Palavras-chave: Especificação, validação e verificação de redes, Medição e monitoração de redes, Projeto e análise de redes

Referências

Kurose, J F., Ross, K W. (2010). Redes de Computadores e a Internet: Uma abordagem top-down. ISBN.

Oliffer, N., Oliffer, V. (2014). Redes de Computadores: Princípios, Tecnologias e Protocolos para Projeto de Redes. Focus.

Santos, M T et al. (2015). Gerência de Redes de Computadores. Escola Superior de Redes.

Stato Filho, A. (2014). LINUX: Controle de Rede. Visual Books.
Publicado
16/09/2019
Como Citar

Selecione um Formato
DA ROSA, Diuliana de Matos; COLARES, Liliana; BRAGA, Matheus; DE SOUSA, Victor Martins. Uma Investigação sob a Percepção dos Usuários no Desempenho da Rede no IFC - Campus Avançado Sombrio. In: ESCOLA REGIONAL DE REDES DE COMPUTADORES (ERRC), 17. , 2019, Alegrete. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 118-119. DOI: https://doi.org/10.5753/errc.2019.9222.