Aumentando a produtividade e a segurança da sua empresa com o Sophos XG

  • Marcelo Puntel AMF
  • José Luiz AMF
  • Felipe Becker Nunes AMF

Resumo


A internet não pode ser considerada lugar 100% seguro, com o avanço tecnológico e cada vez mais usuários nesse universo, os riscos de navegar sem segurança é algo primordial a se considerar nos dias atuais, tanto para o meio pessoal como profissional. Partindo disso, o artigo tem como objetivo mostrar como o tempo ocioso dos colaboradores utilizando a internet na empresa é alto e alertar sobre os perigos das redes e demonstrar porque é tão importante para uma empresa ou para si, a segurança da informação utilizando como ferramenta o Sophos XG. Com isso, a pesquisa foi realizada utilizando cases de empresas que utilizam a ferramenta e, após isso, gerando os resultados necessários através de monitoramentos que resultaram em gráficos que podem ser analisados para atingir o objetivo. Os resultados obtidos demonstram o poder computacional da ferramenta para facilitar o gerenciamento da segurança pelos gestores

Palavras-chave: Gestão de segurança da informação, Segurança em aplicações (redes sociais, IoT, ...), Segurança em sistemas operacionais

Referências

Bär, H. (2017). 4 vulnerabilidades que mais afetam a segurança da informação. Disponivel em: https://triplait.com/4-vulnerabilidades-que-mais-afetam-a-segurancada-informacao. Acesso em: 25/05/2019.

Carvalho, G. M. (2018). Diagnóstico de gestão da segurança da informação em empresas nacionais do setor financeiro. Trabalho de conclusão de curso, Departamento de Ciências Administrativas, UFRGS, 76 p.

Ferreira, M. R.; Dolci, D. B.; Tondolo, V. A. G. (2016). Uma Proposta de Diagnóstico e Autoavaliação da Gestão da Segurança da Informação. XL Encontro da ANPAD,.

Kurose, J. F. (2013). Redes de Computadores e a Internet: uma abordagem topdown. 6. ed. São Paulo: Editora Pearson.

NIC.BR. Disponível em: . Acesso em: 06 de junho de 2019.

Panes, G. G. (2011). Firewall Dinâmico: Uma implementação Cliente/Servidor. Dissertação de Mestrado, Pós-Graduação em Ciência da Computação, 72p.

Sophos XG. (2017). Disponível em: https://www.m3corp.com.br/sophos/sophos-utm-2. Acesso em: 26/06/2019 Sophos. (2017). Disponível em:
Turban, E.; Volonino, L. (2013). Tecnologia da Informação para Gestão: Em busca do melhor desempenho Estratégico e Operacional. 8ed. Porto Alegre: Bookman. 721 p.
Publicado
16/09/2019
Como Citar

Selecione um Formato
PUNTEL, Marcelo; LUIZ, José; NUNES, Felipe Becker. Aumentando a produtividade e a segurança da sua empresa com o Sophos XG. In: ESCOLA REGIONAL DE REDES DE COMPUTADORES (ERRC), 17. , 2019, Alegrete. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 142-147. DOI: https://doi.org/10.5753/errc.2019.9228.