Extração e gerenciamento de incidentes em SIEM

  • Charles Neu UNISC/PUCRS
  • Evandro Trebien UNISC
  • Daniel Bertoglio PUCRS
  • Roben Lunardi PUCRS/IFRS
  • Avelino Zorzo PUCRS

Resumo


Atualmente, o número e a diversidade de dispositivos conectados à internet continua aumentando. Consequentemente, o gerenciamento de segurança se tornou um grande desafio. Desta forma, o Gerenciamento de Eventos e Segurança da Informação (SIEM) pode ajudar a coletar e analisar eventos gerados por diferentes ferramentas de gerenciamento. No entanto, muitas vezes, estas ferramentas, dependem de uma força-tarefa humana especializada para analisar cada evento e fornecer uma decisão de acordo com o incidente. Além disso, o gerenciamento de alertas gerado geralmente não é eficiente nas soluções atuais. A fim de ajudar a lidar com essas questões, este artigo apresenta uma abordagem para gerenciar incidentes através de tickets relacionados a eventos crítico de segurança, seguindo o processo de Gerenciamento de Incidentes da Information Technology Infrastructure Library (ITIL).

Palavras-chave: Incidentes de segurança: prevenção, detecção e resposta, Segurança em redes

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Publicado
16/09/2019
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NEU, Charles; TREBIEN, Evandro; BERTOGLIO, Daniel; LUNARDI, Roben; ZORZO, Avelino. Extração e gerenciamento de incidentes em SIEM. In: ESCOLA REGIONAL DE REDES DE COMPUTADORES (ERRC), 17. , 2019, Alegrete. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 190-195. DOI: https://doi.org/10.5753/errc.2019.9236.