Análise do Impacto de Funções Criptográficas no Desempenho do Google BigQuery
Resumo
Casos de vazamentos de dados têm aparecido na mídia com frequência. Muitos destes casos poderiam ter sido evitados ou amenizados com a utilização de sistemas de armazenamento de dados com suporte à criptografia, como o BigQuery da Google. Neste trabalho, testamos o impacto da utilização de funções criptográficas no desempenho do Google BigQuery. Utilizando a linguagem de programação Python, foram realizadas operações de criação de tabelas, inserção e seleção de dados de clientes fictícios. Como forma de comparação, os mesmo dados foram utilizados de forma cifrada e em texto plano. Ao fim do experimento, pôde-se constatar que a utilização de funções criptográficas afeta consideravelmente o tempo de execução das consultas. Isso deve-se ao processo de codificação, na inserção de dados, e decodificação, na seleção de dados.
Referências
Pallas, F., Günther, J., and Bermbach, D. (2016). Pick your choice in HBase: Security or performance. In 2016 IEEE Int. Conference on Big Data (Big Data), pages 548–554.
Popa, R. A., Redfield, C., Zeldovich, N., and Balakrishnan, H. (2011). CryptDB: protecting confidentiality with encrypted query processing. In 33rd ACM SOSP, pages 85–100. ACM.