Identificação Automática de Serviços a Partir de Processos de Negócio em BPMN

  • Bruna Christina P. Brandão
  • Juliana C. Silva
  • Leonardo G. Azevedo IBM Research

Resumo


Modelos de processos de negócio apresentam diversas informações de como processos são executados nas empresas. Em uma Arquitetura Orientada a Serviços, estes modelos são fontes importantes de informações para identificação de serviços com subsequente automatização. Este trabalho implementa a identificação automática de serviços candidatos a partir de processos modelados utilizando a notação BPMN. Os algoritmos foram desenvolvidos a partir de heurísticas de identificação e consolidação de serviços candidatos propostas em outro trabalho. A ferramenta foi aplicada em um modelo de processo. As informações geradas sobre serviços candidatos reduz o tempo dos Analistas SOA na análise de serviços.
Palavras-chave: Modelagem de processos de negócio, Arquitetura Orientada a Serviços, Identificação automática de serviços
Publicado
03/11/2014
Como Citar

Selecione um Formato
BRANDÃO, Bruna Christina P.; SILVA, Juliana C.; AZEVEDO, Leonardo G.. Identificação Automática de Serviços a Partir de Processos de Negócio em BPMN. In: ESCOLA REGIONAL DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DO RIO DE JANEIRO (ERSI-RJ), 1. , 2014, Niterói. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 79-86.