Manutenção Automática dos Artefatos de Modelos de Processos de Negócio e dos Textos Correspondentes: Métodos e Aplicações

  • Raphael A. Rodrigues UNIRIO
  • Leonardo G. Azevedo IBM Research
  • Kate Revoredo UNIRIO
  • Henrik Leopold UNIRIO

Resumo


A validação de modelos de processos de negócio normalmente é executada por analistas de negócio. Estes podem ler facilmente o modelo, porém não detêm conhecimento aprofundado do negócio. Em contrapartida, especialistas de domínio conhecem o domínio do negócio, porém não detêm conhecimento sobre modelagem. Para estes, é mais fácil ler um texto em linguagem natural. Por este motivo, tanto o modelo de processo, quanto o texto descritivo, são artefatos necessários para permitir uma comunicação natural entre os especialistas e os analistas de negócio. Esta pesquisa propõe uma metodologia para geração de textos a partir de modelos e vice-versa. O resultado será avaliado em cenários reais, através de empresas e estudos de caso.

Palavras-chave: Modelagem de Processos de Negócio, Manutenção Automática de Modelos
Publicado
03/11/2014
Como Citar

Selecione um Formato
RODRIGUES, Raphael A.; AZEVEDO, Leonardo G.; REVOREDO, Kate; LEOPOLD, Henrik. Manutenção Automática dos Artefatos de Modelos de Processos de Negócio e dos Textos Correspondentes: Métodos e Aplicações. In: ESCOLA REGIONAL DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DO RIO DE JANEIRO (ERSI-RJ), 1. , 2014, Niterói. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 9-16.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)