Sobre o problema da precificação livre de inveja na indústria de entretenimento esportivo
Resumo
Neste trabalho, se analisa a viabilidade de aplicação do problema da precificação livre de inveja como estratégia na modelagem da venda de ingressos para eventos esportivos. Uma formulação matemática em programação não-linear inteira do problema é proposta, onde se assume que as valorações dos produtos atribuídas pelos consumidores se dão pelos preços de reserva, que a oferta de cada produto é limitada, que os consumidores podem pleitear várias unidades de um mesmo produto e, também, que não há diferença de preços para um mesmo produto. O objetivo é maximizar o lucro do vendedor, mas de maneira que haja satisfação dos compradores. Experimentos computacionais preliminares demonstram a viabilidade da formulação proposta.
Referências
Farris, P. W., Bendle, N. T., Pfeifer, P. E., and Reibstein, D. J. (2012). Métricas de marketing - o guia definitivo de avaliação de desempenho de marketing. Bookman.
Guruswami, C., Hartline, J. D., Karlin, A. R., Kempe, D., Kenyon, C., and Mcsherry, F. (2005). On profit-maximizing envy-free pricing. In 18th Annual ACM-SIAM Symposium on Discrete Algorithms, 2005, Vancouver, pages 1164–1173. SIAM.
Shioda, R., Tuncel, L., and Myklebust, T. G. J. (2011). Maximum utility product pricing models and algorithms based on reservation price. Computational Optimization and Applications, 48(2):157–198.
