Sobre o problema da precificação livre de inveja na indústria de entretenimento esportivo

  • Marcos Salvatierra
  • Rosiane de Freitas

Resumo


Neste trabalho, se analisa a viabilidade de aplicação do problema da precificação livre de inveja como estratégia na modelagem da venda de ingressos para eventos esportivos. Uma formulação matemática em programação não-linear inteira do problema é proposta, onde se assume que as valorações dos produtos atribuídas pelos consumidores se dão pelos preços de reserva, que a oferta de cada produto é limitada, que os consumidores podem pleitear várias unidades de um mesmo produto e, também, que não há diferença de preços para um mesmo produto. O objetivo é maximizar o lucro do vendedor, mas de maneira que haja satisfação dos compradores. Experimentos computacionais preliminares demonstram a viabilidade da formulação proposta.

Publicado
26/07/2018
SALVATIERRA, Marcos; DE FREITAS, Rosiane. Sobre o problema da precificação livre de inveja na indústria de entretenimento esportivo. In: ENCONTRO DE TEORIA DA COMPUTAÇÃO (ETC), 3. , 2018, Natal. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . ISSN 2595-6116. DOI: https://doi.org/10.5753/etc.2018.3168.