O recurso de Filtro de Cores do Windows 10 como auxílio para daltônicos no uso de sites

  • Isa Maria Paiva UNIRIO
  • Sean Siqueira UNIRIO
  • Simone Bacellar Leal Ferreira UNIRIO

Resumo


As cores são amplamente utilizadas no projeto de sites. Além do objetivo estético, servem para influenciar o usuário, destacar informações e direcionar a navegação. Dependendo da forma como são utilizadas, sua correta identificação e interpretação são determinantes na experiência do usuário. Considerando que aproximadamente 10% da população mundial possui alguma dificuldade na visualização das cores, estas pessoas podem encontrar diversas barreiras no uso da internet. Esta pesquisa investiga o uso do filtro de cores do Windows 10 para contornar problemas de acessibilidade de usuários daltônicos. Participantes daltônicos avaliaram alguns cenários apresentados em questionário on-line, buscando interpretar elementos diferenciados por cores. Cada cenário representava uma situação encontrada em sites e continha duas imagens, uma original e outra modificada pelo filtro de cores. O resultado mostrou que houve benefício na maioria dos cenários, mas de forma diferente para tipos distintos de daltonismo. O benefício ficou mais evidente no grupo com daltonismo do tipo protan, principalmente em situações nas quais o serviço oferecido pelo site depende da atuação do usuário, como efetuar uma compra on-line, preencher um formulário ou navegar através de links. O cenário que se destacou foi o de compra on-line, o que abre espaço para pesquisas mais detalhadas sobre o tema. Já o grupo com daltonismo deutan apresentou resultados menos expressivos, mas foram os que melhor avaliaram a experiência. O estudo gerou alguns pontos de atenção para futuras pesquisas: situações nas quais o filtro prejudicou a experiência do participante e os casos nos quais eles não perceberam qualquer diferença.
Palavras-chave: Acessibilidade, daltonismo, deficiência visual para cores, experiências do usuário, filtro de cores do Windows
Publicado
18/10/2021
Como Citar

Selecione um Formato
PAIVA, Isa Maria; SIQUEIRA, Sean; FERREIRA, Simone Bacellar Leal. O recurso de Filtro de Cores do Windows 10 como auxílio para daltônicos no uso de sites. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 20. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 .