Competição de Design da Interação para Mentoria Pós-Disciplina na Graduação: Ideação e Desafios

  • Yuska Paola Costa Aguiar Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Resumo


Para favorecer a continuidade dos projetos realizados na disciplina de IHC na graduação, foi idealizada a estratégia de mentoria pós-disciplina, a ser conduzida por professores com atuação complementares. Na inviabilidade de contemplar todos os projetos, uma Competição de Design da Interação foi realizada para seleção das três soluções mais promissoras. Neste artigo relata-se a metodologia aplicada, descreve-se o problema desafio e as soluções propostas, assim como destacam-se as adaptações e as limitações enfrentadas no cenário do ensino remoto. Por fim, são mencionados os direcionamentos pretendidos para a mentoria dos projetos vencedores.

Referências

Aguiar, Y. P. C, Scherer, D. (2016) Da teoria à prática: uma abordagem de ensino de IHC baseado em papéis. In Workshop sobre Ensino de IHC (WEIHC). ACM.

Boscarioli, C. (2011). O Ensino de IHC por Meio de Aprendizagem Baseada em Problemas: Um Relato de Experiência. In Workshop sobre Ensino de IHC (WEIHC). CEUR-WS.

Cerutti, D. M. L. (2010). Ensino de IHC: Desconstruindo interfaces em sala de aula. In Workshop sobre Ensino de IHC (WEIHC). ACM.

Lima, D. H. E. D. O., Oliveira, J. V. dos S., da Silva, M. N. P., & Aguiar, Y. P. C. (2020). Teoria e Prática de IHC na Concepção do Sustenta Aí: Um Aplicativo para Promoção de Ações Sustentáveis. In Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl-e). SBC.

Miranda, P., Viana, J., Nascimento, E., & Portela, C. (2019). O Uso de Estratégias de Gamificação em uma Disciplina de IHC: Um Relato de Experiência. In Anais Estendidos do XVIII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. SBC.

Osterwalder, A., Pigneur, Y., Bernarda, G., & Smith, A. (2014). Value proposition design: How to create products and services customers want. John Wiley & Sons.

Rogers, Y., Sharp, H., & Preece, J. (2013). Design de Interação. Bookman Editora.

Sales, A. B. D., Serrano, M., & Serrano, M. (2020). Aprendizagem Baseada em Projetos na Disciplina de Interação Humano-Computador. Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, (37), 49-64.
Publicado
26/10/2020
Como Citar

Selecione um Formato
AGUIAR, Yuska Paola Costa. Competição de Design da Interação para Mentoria Pós-Disciplina na Graduação: Ideação e Desafios. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM IHC - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 19. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 19-24. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc.2020.14049.