Mecânicas de funcionamento de jogos educacionais e sua influência na Experiência do Usuário: uma análise comparativa

  • Elvis Silva Instituto Federal de São Paulo
  • Fabio Souza Instituto Federal de São Paulo
  • Leonardo Vasconcelos Instituto Federal de São Paulo
  • Mayara Araujo Instituto Federal de São Paulo
  • Eliana Moreira Instituto Federal de São Paulo
  • Thiago Barcelos Instituto Federal de São Paulo

Resumo


A ampla inserção dos smartphones no cotidiano de crianças e adolescentes tem como decorrência a possibilidade do uso de aplicações relacionadas a vários aspectos educacionais como, por exemplo, ampliar o conhecimento sobre a história e a evolução do mundo. No entanto, as mecânicas de jogos com finalidade educacional, e a inserção de publicidade ao longo do fluxo de interação podem trazer impacto ao se analisar a Experiência do Usuário. Para esta avaliação, selecionamos dois jogos para celular, um quiz de História do Mundo e um jogo de simulação da evolução das espécies na Terra. Uma adaptação do artefato SAMCurve foi utilizada, junto à coleta de menções das impressões dos participantes ao longo da experiência com cada jogo. Os resultados indicaram que problemas de usabilidade identificados no primeiro jogo, além da inserção de publicidade, parecem ter impactado negativamente a experiência dos participantes. O artefato utilizado, junto com a análise das menções dos participantes, se mostrou adequado para indicar a evolução, positiva ou negativa, dos estados afetivos dos participantes ao longo da experiência com os dois jogos.

Palavras-chave: Experiência do Usuário, SAMCurve, jogos digitais

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Publicado
18/11/2021
SILVA, Elvis; SOUZA, Fabio; VASCONCELOS, Leonardo; ARAUJO, Mayara; MOREIRA, Eliana; BARCELOS, Thiago. Mecânicas de funcionamento de jogos educacionais e sua influência na Experiência do Usuário: uma análise comparativa. In: COMPETIÇÃO DE AVALIAÇÃO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 20. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1-9. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc.2021.19583.