Computação Criativa Online: relato de experiência da adaptação de uma oficina de desenvolvimento do Pensamento Computacional para crianças

  • Thiago Barcelos Instituto Federal de São Paulo http://orcid.org/0000-0002-5995-4250
  • Leticia Vidal Instituto Federal de São Paulo
  • Ana Kirchoff Instituto Federal de São Paulo
  • Giselle Silva Instituto Federal de São Paulo

Resumo


Iniciativas voltadas ao desenvolvimento do Pensamento Computacional (PC) em crianças e adolescentes em idade escolar têm sido organizadas em torno do conceito de Computação Criativa, que busca contextualizar o desenvolvimento do PC em torno da criação de produtos que tenham conexão pessoal com o aprendiz, utilizando a criatividade e imaginação, além dos conceitos computacionais. Este relato descreve a experiência da reformulação de um curso de Computação Criativa, previamente oferecido como uma ação de Extensão presencial, para a modalidade online devido ao isolamento social provocado pela pandemia da COVID-19 durante o ano de 2020. Apesar dos objetivos da oficina terem sido mantidos, o seu conteúdo passou a ser organizado em uma estratégia de curadoria de conteúdos online, principalmente relacionados ao site code.org, associada à produção de videoaulas próprias. O artigo descreve a experiência do oferecimento do curso reformulado a duas turmas entre os meses de maio e agosto de 2020. São discutidos os resultados obtidos a partir de um questionário aplicado às duas turmas e da análise do código produzido pelos participantes. Dificuldades iniciais relacionadas à comunicação remota com as crianças foram contornadas com a inclusão de momentos de interação com as monitoras do projeto. Ainda, os projetos finais cumpriram satisfatoriamente o objetivo do curso, tendo em vista a complexidade do código produzido pelos participantes.

Palavras-chave: Pensamento Computacional, Educação Online, Computação Criativa

Referências

K. Amanullah and T. Bell. 2019. Evaluating the Use of Remixing in Scratch Projects Based on Repertoire, Lines of Code (LOC), and Elementary Patterns. In 2019 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE). 1–8. https://doi.org/10.1109/FIE43999.2019.9028475

Computer Science Teachers Association. 2017. CSTA K-12 Computer Science Standards, revised 2017. Technical Report. ACM Computer Science Teachers Association, New York. http://www.csteachers.org/page/standards

Thiago Barcelos, Roberto Muñoz, Rodolfo Villarroel, and Ismar Frango Silveira. 2020. Jogar para aprender, construir para jogar: oficinas de construção de jogos digitais para o desenvolvimento do pensamento computacional. In Computação na Educação Básica: Fundamentos e Experiências, André Raabe, Avelino F Zorzo, and Paulo Blikstein (Eds.). Penso Editora, Porto Alegre, 152–174.

Tim Bell, Frances Rosamond, and Nancy Casey. 2012. Computer Science Unplugged and Related Projects in Math and Computer Science Popularization. In The Multivariate Algorithmic Revolution and Beyond, Hans L. Bodlaender, Rod Downey, Fedor V. Fomin, and Dániel Marx (Eds.). Lecture Notes in Computer Science, Vol. 7370. Springer Berlin Heidelberg, 398–456. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-642-30891-8_18

Karen Brennan and Mitchel Resnick. 2012. New frameworks for studying and assessing the development of computational thinking. In Proceedings of the 2012 annual meeting of the American Educational Research Association. American Educational Research Association, Vancouver.

Rory Cellan-Jones. 2014. A computing revolution in schools. http://www.bbc.com/news/technology-29010511

Sociedade Brasileira de Computação. 2019. Diretrizes para ensino de Computação na Educação Básica. [link].

Emilia F. Gan, Benjamin Mako Hill, and Sayamindu Dasgupta. 2018. Gender, Feedback, and Learners’ Decisions to Share Their Creative Computing Projects. Proc. ACM Hum.-Comput. Interact. 2, CSCW, Article 54 (nov 2018), 23 pages. https://doi.org/10.1145/3274323

Irene Lee, Fred Martin, Jill Denner, Bob Coulter, Walter Allan, Jeri Erickson, Joyce Malyn-Smith, and Linda Werner. 2011. Computational thinking for youth in practice. ACM Inroads 2, 1 (Feb. 2011), 32–37. https://doi.org/10.1145/1929887.1929902

Barbara Means, Yukie Toyama, Robert Murphy, and Marianne Baki. 2013. The effectiveness of online and blended learning: A meta-analysis of the empirical literature. Teachers College Record 115, 3 (2013), 1–47. Place: US Publisher: Teachers College, Columbia University.

Creative Computing Lab – Harvard Graduate School of Education. 2014. Creative Computing Curriculum. [link]

Mariano Pimentel and Felipe da Silva Ponte Carvalho. 2020. Princípios da Educação Online: para sua aula não ficar massiva nem maçante! SBC Horizontes (May 2020). [link]

Edméa Santos. 2009. Educação Online para além da EaD: um fenômeno da cibercultura. In Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Universidade do Minho, Braga.

MIT ScratchEd Team. 2011. Computação Criativa: uma introdução ao Pensamento Computacional baseada no conceito de design. [link].

Daniela Tereza Santos Serra. 2005. Afetividade, Aprendizagem e Educação Online. Dissertação (Mestrado em Educação). PUC/MG, Belo Horizonte.

Jeannette M. Wing. 2006. Computational thinking. Commun. ACM 49, 3 (March 2006), 33–35. https://doi.org/10.1145/1118178.1118215
Publicado
24/04/2023
Como Citar

Selecione um Formato
BARCELOS, Thiago; VIDAL, Leticia; KIRCHOFF, Ana; SILVA, Giselle. Computação Criativa Online: relato de experiência da adaptação de uma oficina de desenvolvimento do Pensamento Computacional para crianças. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 3. , 2023, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 247-253. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2023.228271.